SÃO LUÍS - Neste sábado (24) o município de São José de Ribamar completa 53 anos e para comemorar a data foi preparada uma vasta programação que incluem inaugurações de obras e show cultural na concha acústica.
Ao todo, serão inauguradas quatro obras, custeadas pela administração pública municipal, de extrema importância para o desenvolvimento do município e que irão melhorar significativamente a qualidade de vida dos moradores da cidade balneária.
As inaugurações terão início às 16h na unidade básica de saúde Dr. Balbino, localizada entre as Vilas Roseana Sarney e São José.
O posto de saúde foi instalado numa casa alugada pela Prefeitura ribamarense e oferecerá à população todos os serviços de clínica médica e ambulatório.
Em seguida, acontecerá a inauguração do Centro de Referência em Assistência Social/Casa da Família (CRAS), no bairro do São Raimundo. No CRAS funciona o Programa de Atenção Integrada à Família (PAIF), que irá beneficiar mais de 300 famílias carentes com serviços sócio/assistenciais.
A equipe do Centro é composta por psicólogos e assistentes sociais. Além dos serviços sócio/assistenciais, o Centro atenderá a jovens, com faixa etária entre 17 e 24 anos, oferecendo cursos de capacitação e encaminhando-os ao mercado de trabalho.
Já no início da noite, acontecerá a inauguração das obras de recuperação e iluminação pública da travessa e rua Bom Jesus, rua do Mangue e travessa da Liberdade. Todas estão situadas na área central do município.
Aos moradores destes locais foram beneficiados com os seguintes serviços: instalação de pontos de luz, execução de drenagem, recuperação o calçamento e meio-fio.
Especiais na escola
São José de Ribamar já conta com uma escola municipal para portadores de necessidades especiais da APAE. A primeira unidade de ensino deste gênero no município será inaugurada também neste sábado.
No local, serão oferecidos os Ensinos Infantil e Fundamental, oficinas pedagógicas, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Noventa e seis alunos, com idade entre 04 e 30 anos, estão inscritos na escola, cujo o período letivo será iniciado nesta próxima segunda-feira (26), nos turnos da manhã e tarde.
A escola municipal para portadores de necessidades especiais da APAE em Ribamar funcionará em um anexo do prédio da escola municipal José de Ribamar Moraes Silva, localizada no bairro do Moropóia. Além das aulas normais e oficinas pedagógicas, os alunos terão acesso a oficinas profissionalizantes de pintura em tecido, tapeçaria e reciclagem em papel.
A Prefeitura ribamarense também doou todo o fardamento e material didático para os estudantes.
Confira a programação
16h – Inauguração da Unidade Básica de Saúde Dr. Balbino – entrada das Vilas Roseana Sarney e São José.
17h – Inauguração do Centro de Referência em Assistência Social/Casa da Família (CRAS) – bairro São Raimundo.
18h – Inauguração das obras de recuperação e iluminação pública da Travessa e Rua Bom Jesus, Rua do Mangue e Travessa da Liberdade.
19h – Inauguração da 1ª Escola Municipal para portadores de necessidades especiais (APAE – São José de Ribamar) – bairro Moropóia.
20h – Inauguração das obras de reforma do prédio da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar.
20h30 – Culto Ecumênico na praça do Centro de Cultura – em frente à sede da Prefeitura Municipal.
21h – Show na concha acústica com a banda Carcará.
História da cidade
O município de São José de Ribamar, antes de tornar-se cidade, foi outrora uma grande tribo de índios gamelas, que habitavam também os locais de São José dos Índios, Caúra, Itaparapéua, Sítio do Apicum.
Foi colonizado por missionários e religiosos da Companhia de Jesus. Em 1624, o lugar recebeu a visita do governador Francisco Coelho de Carvalho, que autorizou doações de terras a colonos que quisessem morar e fazer dali uma colônia.
No dia 16 de dezembro de 1627, deu-se a fundação como Vila. No dia 07 de junho de 1755, foi concedido um alvará que restituía aos índios a liberdade de pessoa e direito para a subsistência dos selvícolas e para a fixação de 100 casais no local.
O governador Gonçalo Pereira Lobato e Souza chamou a sua presença o padre José Vellez Vidigal e declarou-lhe conforme o alvará que doravante aquelas terras pertenciam aos índios.
No dia 02 de julho de 1757, aconteceu a emancipação da vida política do lugar. Em 1759, o padre José Morais registrava que, no lugar, já havia 12 mil pessoas residentes.
No dia 29 de abril de 1835, foi assinada a Lei nº 007 pelo presidente da Província do Maranhão, Antônio Pedro da Costa Ferreira, confirmando a criação de vila o lugar de São José de Ribamar.
Mas no ano de 1839, a Vila São José de Ribamar foi saqueada pela revolta da Balaiada, perdendo com isso parte importante do seu patrimônio.
Em 1892, o governador Manoel Ignácio Befort Vieira assina a Lei nº 19 de 15 de outubro sobre a organização administrativa de Justiça Penal da Vila São José.
Em 1898, a Vila São José volta a ser incorporada ao 3º Distrito de São Luís. O progresso avançava e a Vila já possuía 19 casas de alvenaria cobertas de telhas.
Em 1900, a Vila já convertida em arraial, já era possuidora de 29 casas de telhas e muitas palhas. Em 1913, o arraial foi elevado ao grau de Vila e Município pela Lei nº 636 de 11 de março.
Por atos e disposições constitucionais e transitórias do Estado, no dia 28 de julho de 1947, o interventor do Maranhão, Paulo de Sousa Ramos, restitui a categoria de Vila e extingue o município de São José de Ribamar, passando a ser distrito de São Luís.
Em 1954, com a criação de comarca, foi realizada a primeira eleição para prefeito em São José de Ribamar, sendo eleito Amadeu Freitas Filho.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.