Epitácio Cafeteira é o mais novo filiado do PTB

O ex-senador estava sem partido desde outubro de 2004, quando deixou o PDT por divergências com Jackson Lago.

Imirante.com e Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 14h38

SÃO LUÍS - O ex-senador Epitácio Cafeteira é o mais novo filiado do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A solenidade ocorreu na tarde desta quarta-feira (31), no auditório Fernando Falcão da Assembléia Legislativa.

O plenário estava completamente lotado de correligionários e amigos do ex-senador. Para o deputado estadual Manoel Ribeiro (PTB), a inclusão de Cafeteira é importante para a legenda.

- Ele é uma liderança no Maranhão. O partido conquista uma grande força política - destacou.

Manoel Ribeiro aproveitou para lamentar a ausência de parlamentares do PTB na festa de filiação de Cafeteira, haja visto que todos foram convidados.

O atual presidente do partido no Maranhão, o deputado federal Pedro Fernandes, disse que a filiação de Cafeteira é o início do processo de fortalecimento da legenda para as eleições de 2006.

Candidato declarado a deputado federal, Cafeteira filia-se ao PTB com a condição de que terá liberdade para escolher seu candidato a governador, independente da posição do partido. “Terei meu próprio palanque”, informou ele.

A princípio, ele se filiaria ao PSB, mas recuou um dia antes do Congresso Estadual do partido, em julho. O PTB surgiu como opção porque foi por esta legenda que o ex-senador disputou sua primeira eleição – para deputado estadual – no Maranhão.

A solenidade promovida pelo PTB, marca também o início da reta final do prazo de filiação para quem pretende disputar as eleições de 2006.

Os candidatos têm até o dia 30 de setembro para regularizar sua situação partidária. O próprio PTB deve receber novas adesões, assim como enfrentará defecções até o fim do mês. Dos atuais 14 deputados estaduais da legenda, pelo menos 11 estudam transferir-se para outra, a começar pelo presidente da Assembléia Legislativa, João Evangelista.

Outro simbolismo marca a filiação de Epitácio Cafeteira. Ele só recuou da filiação ao PSB quando o grupo do deputado Ribamar Alves – aliado do governador José Reinaldo - ganhou o controle do partido. Só então, Cafeteira aceitou entrar no PTB, justamente quando o governador anuncia que deixará a legenda até o final do prazo de filiação.

O ex-senador tem posição crítica à chamada Frente de Libertação do Maranhão, liderada por José Reinaldo, e que tem como provável candidato ao governo estadual o ex-prefeito de São Luís, Jackson Lago. Cafeteira é rompido com Jackson Lago, a quem chama de “Sassá Mutema”, numa referência ao personagem de Lima Duarte na novela “O Salvador da Pátria”.

Cafeteira estava sem partido desde outubro de 2004, quando deixou o PDT por divergências com Jackson Lago.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.