SÃO LUIS - A Prefeitura de Alcântara inaugurou nesta sexta-feira, 29, o Terminal Hidroviário de Passageiros da cidade. O evento contou com a participação de lideranças locais, autoridades do município, representantes do trade turístico local e de São Luís e Sebrae.
Porto do Jacaré foi o local escolhido para a instalação do terminal. Para tanto, a prefeitura restaurou um edifício por meio do Projeto Monumenta. A obra beneficia diretamente cerca de 250 pessoas que diariamente embarcam e desembarcam em Alcântara.
O terminal é uma antiga reivindicação de moradores, agentes e operadores de turismo. “Os investimentos têm o objetivo de melhorar a infra-estrutura turística básica. Incrementar o turismo em Alcântara representa uma oportunidade para promover a melhoria da qualidade de vida dos habitantes e incentivar a geração de renda e ocupação.”, disse a prefeita Heloisa Leitão.
O terminam está dividido em área para venda de passagens, sala de espera equipada com televisores, equipamentos audiovisuais, lanchonete, bebedouros e banheiros, além da Loja de Artesanato, idealizada para favorecer a venda de produtos como as cerâmicas de Itamatatiua e outras linhas de artesanato produzidas em Alcântara.
Agora, logo na chegada das lanchas, passageiros e visitantes serão brindados com apresentações do Tambor de Crioula Encanto de Alcântara, criado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo como atrativo para visitantes. A mesma programação acontecerá na Praça das Mercês, pouco antes da saída das lanchas.
O Terminal de Passageiros é uma das ações contempladas no conjunto de intervenções direcionadas ao incremento do turismo, que vêm sendo viabilizadas por meio do Projeto de Turismo do Pólo de São Luís, iniciativa que reúne o trade turístico da capital, de São José de Ribamar e Alcântara, as três prefeituras, a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo e parceiros como Sebrae, Associação da Indústria Hoteleira (ABIH), Banco do Nordeste, entre outros.
O projeto prevê ainda, para os próximos três anos, a integração e estruturação dos três destinos, que devem se lançar no mercado em conjunto, a identificação e exploração de novos atrativos e a melhoria da gestão dos negócios, do padrão de qualidade no atendimento, resultando na ampliação da lucratividade dos negócios na cadeia turística, na elevação da taxa de ocupação hoteleira e no aumento do tempo de permanência do turista nas três localidades.
Produtos
Demanda surgida do Projeto Artesanato de São Luís, a Loja de Artesanato, vai beneficiar quatro grupos: as rendeiras de Raposa; ceramistas e azulejarias de São Luís e as cerâmicas de Itamatatiua.
Dentre os objetivos do projeto, que também conta com parceria da Prefeitura de Alcântara, está a promoção de melhorias nos produtos e elevação das vendas desses grupos, incentivo à criação de pontos de venda, estrategicamente localizados em áreas de grande fluxo de turistas, como é o caso do Terminal de Alcântara.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.