Ministério das Minas e Energia promove seminário em Buriti Bravo

O seminário será sobre o "Programa Luz Para Todos e Inclusão Social".

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h41

SÃO LUÍS - O Ministério de Minas e Energia (MME) promove o Seminário "Programa Luz Para Todos e Inclusão Social" no município de Buriti Bravo, no Maranhão, nesta quarta-feira (20/07) a partir das 8h30 na Prefeitura Municipal.

O objetivo é apresentar à população da Região do Médio Sertão Maranhense alternativas para a ampliação da renda familiar a partir da chegada da energia elétrica. O evento é uma iniciativa da equipe de ações integradas do LUZ PARA TODOS em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Eletronorte, a Embrapa, o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil e a Prefeitura Municipal de Buriti Bravo.

O Seminário vai servir para apresentar o Luz Para Todos às prefeituras e lideranças comunitárias do Médio Sertão e para dar exemplos de ações integradas que resultaram em melhoria das condições de vida dos moradores do meio rural do Estado. A reunião contará com a participação dos 18 integrantes da Associação dos Municípios do Médio Sertão, dos sindicatos de trabalhadores rurais da região, da Superintendência estadual do INCRA e da empresa Brasil Ecodiesel.

Segundo o coordenador de ações integradas do Programa no MME, Marcelo Zonta, o objetivo principal será incentivar os trabalhadores rurais a plantar mamona e, a partir dela, produzir biodiesel. "Queremos que nossos parceiros, como a Embrapa, o MDA e a Brasil Ecodiesel, apresentem as técnicas da produção da mamona e do biodiesel como forma de incentivo aos agricultores. Pretendemos ainda fechar uma rede de parceiros no Estado do Maranhão e sair do seminário com uma agenda voltada para a geração de renda, como compra de material e início de projetos de uso produtivo da energia. Isso tudo é importante para manter o homem no campo", afirma Zonta.

O Médio Sertão Maranhense apresenta ainda um baixo atendimento pelo Programa LUZ PARA TODOS. Por isso, dentre as atividades do Seminário, está a discussão sobre a priorização das obras na região e a montagem de um planejamento para atendê-la até 2006. "Com o seminário, vamos mostrar que o LUZ PARA TODOS está em atividade em várias áreas rurais e que, em breve, vai atender às famílias do Médio Sertão, tranqüilizando a população que ainda não foi beneficiada", completa o coordenador estadual do Programa no Maranhão, Edmilson Irineu Carneiro.

O Governo Federal já repassou R$ 72,3 milhões para obras dos contratos do LUZ PARA TODOS em andamento no Maranhão. Até o dia 19 de julho, 16.361 domicílios rurais haviam sido atendidos, gratuitamente, no Estado, beneficiando cerca de 81,8 mil pessoas. Estão em andamento obras para eletrificar mais 7.726 domicílios. Em todo o País, o LUZ PARA TODOS já eletrificou 218 mil domicílios, melhorando a qualidade de vida de mais de um milhão de pessoas. As instalações elétricas nas moradias são gratuitas e incluem um kit com três pontos de luz e duas tomadas.

O Luz Para Todos, que no Maranhão é coordenado pela Eletronorte, conta no Estado com um comitê gestor que é responsável por receber as demandas, definir prioridades, acompanhar o cumprimento de metas e garantir a implementação do programa. O telefone do Comitê Estadual do Luz Para Todos no Estado é (098) 3217-5097, com atendimento de segunda à sexta-feira, em horário comercial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.