Caravana da Juventude estará em Balsas

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h42

SÃO LUÍS - O Ministério Público do Maranhão participará da Caravana da Juventude promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança do Adolescente, em parceria com instituições do governo e da sociedade civil. A primeira caravana acontecerá nos dias 22 e 23 deste mês, em Balsas, com o lançamento do projeto.

No final do evento será entregue aos prefeitos dos 12 municípios da região uma carta com propostas de criação e implementação de políticas públicas para a juventude.

Durante dois dias serão realizados painéis e palestras sobre temas relacionados à infância, adolescência e juventude, cursos e oficinas temáticas e atividades culturais.

A programação começa na sexta-feira (22) pela manhã com um curso destinado aos técnicos do Sistema Interinstitucional de Ações Antidrogas (SIADD), desenvolvido pelo Conselho Estadual Antidrogas. Às 19h30, acontecerá a solenidade de abertura da Caravana da Juventude.

No sábado (23) as atividades começam às 8h. Haverá painel sobre políticas públicas de juventude e oficinas voltadas para os jovens sobre Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, drogas e organização da juventude. A oficina de implantação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares será ministrada pelo economista e assessor do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude da Procuradoria Geral de Justiça, Valdeny Barros.

À tarde serão montados grupos de trabalhos que farão o diagnóstico das deficiências das políticas públicas destinadas aos jovens em cada município e elaborarão as propostas a serem entregues aos prefeitos dos 12 municípios atendidos pela caravana. Na carta será solicitado o compromisso dos prefeitos em implementarem essas políticas que serão monitoradas pelos promotores de justiça das comarcas. O evento será encerrado à noite com uma programação cultural.

Além de Balsas a primeira Caravana da Juventude atenderá os municípios de Carolina, Feria Nova do Maranhão, Alto Parnaíba, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso, Nova Colinas e Riachão. O projeto tem a parceria do Ministério Público, Federação dos Municípios Maranhenses (Famem), Gerências Regionais, secretarias estaduais de Saúde, Cultura da Solidariedade Humana, através da pasta da Juventude.

A Caravana da Juventude atingirá todos os municípios maranhenses, divididos em pólos regionais. Os dois dias de eventos são realizados nos municípios sedes dos pólos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.