SÃO LUÍS - Acontece em Açailândia, entre os dias 20 a 24 de junho, mais uma ação do projeto Olha o Trem, iniciativa da Companhia Vale do Rio Doce, que visa sensibilizar as comunidades para a importância de uma cultura preventiva e educativa nas localidades ao longo da ferrovia, como é o caso do município.
Diversas atividades, entre elas Oficina de Teatro e Mostras Culturais, serão desenvolvidas durante a Semana de Segurança da Ferrovia, como é chamada a ação, que envolverá cerca de 1900 alunos de todas as séries da escola municipal Fernando Rodrigues, que fica na Vila Ildemar, bairro que abriga 20 mil habitantes, grande parte da população de baixa renda de Açailândia, no Maranhão.
O bate-papo com o maquinista e chefe do trem será um dos momentos altos da Semana, e é o mais esperado pelos alunos, que poderão na conversa esclarecer curiosidades e saber um pouco mais sobre o dia-a-dia destes profissionais, além de receberem noções de segurança às pessoas e principalmente às crianças que circulam próximo a linha do Trem.
Além do bate-papo com o maquinista as crianças também participam de atividades de pintura, desenho e redação, onde por meio da temática da segurança, os meninos produzirão peças para a Mostra final da ação.
O Jogão da Ferrovia, espécie de gincana cultural, também faz parte da programação da semana e deve envolver um grande número de criança e adolescentes do bairro.
Continua após a publicidade..
Pais e professores estarão juntos e também participam durante os quatro dias de atividades da Semana de Segurança na Ferrovia já que a idéia é mobilizar o maior número de pessoas uma vez que o fim maior é a segurança de todos os moradores do município, por onde passa a Estrada de Ferro Carajás - EFC.
Importante ressaltar que todas as ações serão realizadas no ambiente escolar justamente para aproximar o profissional que conduz o Trem da comunidade para que ambos construam uma relação mais harmônica e segura.
Ao final das atividades será apresentada para toda a comunidade uma Mostra Cultural, com as peças produzidas durante a semana - produções textuais, desenhos e pinturas dos alunos. Será ainda encenada uma Peça Teatral, especialmente montada para ocasião, produzida pelos próprios alunos como forma de contabilizar o que foi abordado, discutido e sobretudo apreendido durante os dias da Semana de Segurança na Ferrovia, uma forma lúdica de sensibilizar todos os presentes para a importância de práticas seguras na Ferrovia.
O Olha o Trem iniciou suas atividades em 2003, dando continuidade em 2004 e 2005. Até hoje somam mais de 30 mil beneficiados, moradores de localidades e municípios ao longo da EFC. Um investimento de R$ 400 mil transformados em investimento social.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias