SÃO LUÍS - Será implantado em Paço do Lumiar o programa Farmácia Verde. O programa já funciona em várias cidades brasileiras e é responsável por oferecer medicamentos naturais e mais baratos ás comunidades onde é implantado.
O Farmácia Verde vai funcionar na Casa da Família de Paço do Lumiar, localizada no conjunto Maiobão. Para a implantação, a Prefeitura contou com a parceria da professora do Departamento de Farmácia da UFMA, Terezinha Rego, que treinou 35 pessoas no laboratório do Herbário da Universidade, para trabalharem no programa.
"Antes, fizemos um trabalho de conscientização junto à população, aplicando questionários para catalogar as doenças mais comuns e a ervas da região. A farmácia vai servir a três faixas etárias: idosos, crianças e adolescentes", explica a professora.
Dentre as plantas catalogadas em Paço do Lumiar, foram identificadas a erva cidreira, a alfafa, o capim limão, o mastruz e a chanana. Todos fazem parte da flora do Maranhão e têm comprovação científica da sua eficácia no combate às doenças.
Tinturas, pomadas e xaropes serão fabricados. Os remédios vendidos apenas sob prescrição médica serão fornecidos pelo Herbário da UFMA.
Continua após a publicidade..
Além de oferecer medicamentos naturais e com preço de custo à população luminense, a Farmácia também atenderá pessoas que não têm condições financeiras de comprar os produtos. Para receber o remédio gratuitamente, o morador passará por uma seleção e ficará em uma lista de nomes para a doação.
O Hortomedicinal, que será chamado de Lumiar, já está em processo de implantação e conta com o auxílio da Associação de Moradores do Maiobão. Os idosos cuidarão do horto, que funcionará como Terapia Ocupacional, uma forma de combate ao estresse e à depressão. Eles farão a extração e a secagem das plantas, que, em seguida, serão encaminhadas ao laboratório, que vai produzir o remédio.
A Farmácia Verde já está aparelhada e já conta com pessoal capacitado. A demora para o funcionamento do projeto gira em torno apenas do local onde será implantada, que ainda não foi definido.
O projeto contará com o apoio da Doutora Terezinha Rego, que fará consultas uma vez por semana e com o Doutor Neto, que será responsável pela Farmácia.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias