SÃO LUÍS - Duzentas e cinqüenta e duas famílias de baixa renda, do município de Alcântara, serão beneficiadas com moradias financiadas pelo Ministério das Cidades, por meio do Programa de Subsídio para Habitação Popular – PSH.
Convênio para viabilizar a construção, orçado em R$ 1,89 milhões, foi firmado ontem (28), em São Luís, entre a Prefeitura de Alcântara e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento das Cidades.
As novas moradias serão construídas na sede de Alcântara e beneficiam famílias com renda de até três salários mínimos, faixa de renda priorizada pelo PSH, correspondente a 92% do déficit habitacional do país, estimado em 7,2 milhões de moradias.
Além de Alcântara, estão sendo contemplados com habitações financiadas pelo PSH neste ano no Maranhão, os municípios de Buriti Bravo, Nova Iorque, Barão de Grajaú, São Francisco do Maranhão, Sítio Novo e Jatobá.
Criado pelo Ministério das Cidades para subsidiar a construção ou aquisição de casas para famílias de baixa renda, o PSH é executado em parceria com o poder público municipal ou estadual.
No caso de Alcântara, o governo do Estado atua como agente contratante conveniando com a cooperativa Cobansa, de São Paulo. À prefeitura caberá a execução e fiscalização da obra.
A assinatura do convênio constitui a segunda fase do processo, que teve início em fevereiro último com o levantamento dos beneficiários pela Secretaria das Cidades e posterior cadastramento junto ao Ministério das Cidades.
Durante a celebração do convênio, a prefeita Heloisa Leitão afirmou que “a construção das moradias representa um investimento na melhoria das condições de famílias alcantarenses de baixa renda, fomentado ainda a geração de empregos diretos para a população, uma vez que a contratação de mão de obra local será uma exigência da prefeitura junto à empresa escolhida por meio de licitação, para executar a obra”.
A prefeita lembrou, ainda, que as casas serão construídas em áreas localizadas na entrada e no entorno da cidade o que, segundo ela, deve contribuir para oferecer melhorar o padrão urbanístico da cidade.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.