TCE: Último dia para prestar contas

Imirante.com e O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h47

SÃO LUÍS - Aproximadamente 80% das prefeituras e 70% das Câmaras de Vereadores do Maranhão ainda não tinham prestado contas até o início desta manhã ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O prazo constitucional para que prefeitos e vereadores apresentem a documentação contábil termina hoje.

O setor de protocolo do órgão ficará de plantão até a meia-noite desta sexta-feira para receber os documentos: o balanço-geral e toda a documentação referente a despesa e receita do ano de 2004. Até o início desta manhã estavam protocoladas no TCE somente as prestações de contas de 41 prefeituras e 57 Câmaras.

Como 2005 é o primeiro ano dos novos administradores municipais, são os ex-prefeitos e ex-presidentes de Câmaras que têm que apresentar a documentação nas cidades onde não houve reeleição. Quem entregar fora do prazo terá que pagar multa.

Penalidades

O presidente do TCE, conselheiro Edmar Cutrim, explica que o administrador que for declarado inadimplente terá que responder civil e criminalmente por seus atos, além de ser declarado inelegível. Já o município fica proibido de receber recursos de convênios, por exemplo.

Segundo a chefe de Protocolo do tribunal, Bernadete Rodrigues, além da falta de numeração os problemas mais freqüentes na documentação que está chegando ao órgão são a falta de assinatura do prefeito ou ex-prefeito e do chefe do setor que a elaborou, e a falta do carimbo comprovando que a cópia do documento confere com o original.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.