Governo Federal e Sociedade Civil discutem propostas de desenvolvimento sustentável para Alcântara

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h50

SÃO LUÍS - Uma nova etapa da história de Alcântara começa a ser escrita neste fim de semana quando o Grupo Executivo Interministerial (GEI), criado pelo presidente Lula para apoiar o desenvolvimento sustentável do município, apresenta um conjunto de propostas de ações que serão desenvolvidas para melhorar as condições de vida das comunidades locais e propiciar condições adequadas à eficiente condução do Programa Nacional de Atividades Espaciais. Estas propostas serão discutidas com o poder público e a sociedade civil nesta sexta e sábado (11 e 12/03), em um grande seminário na Igreja do Carmo em Alcântara, e representam investimentos de aproximadamente R$ 13,5 milhões em 2005.

Participam do encontro, representantes da Casa Civil, Ministério da Ciência e Tecnologia, da Educação, da Defesa, da Secretaria de Políticas e Assuntos Institucionais da Presidência, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Presidência, Ministério do Desenvolvimento Agrário, dos Transportes, da Saúde, do Turismo, Agência Espacial Brasileira, Ministério da Cultura, do Meio Ambiente, da Agricultura, das Minas e Energia, das Cidades, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Secretaria de Direitos Humanos, de Aqüicultura e Pesca, Comando da Aeronáutica, do Centro de Lançamento de Alcântara, do Incra e do Programa Luz para Todos, além de representantes da Prefeitura Municipal, entidades e organizações não-governamentais de promoção ao desenvolvimento que atuam no município.

O Grupo Executivo Interministerial foi criado em agosto do ano passado e é composto por 23 órgãos da administração direta, tendo como principais objetivos propor, articular, viabilizar e acompanhar as ações necessárias ao desenvolvimento sustentável do município. O GEI adotou como referência o autodiagnóstico produzido pelo Fórum de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS) de Alcântara e tem promovido uma série de encontros com representantes do poder público local e da sociedade civil organizada para definir as prioridades e as ações que estão sendo propostas.

As propostas do Governo Federal para Alcântara Sustentável abrangem três grandes dimensões : infra-estrutura e economia do setor primário; política social e direitos humanos; questão fundiária, moradia e meio ambiente. Inclui, entre outras ações, a regularização fundiária e ambiental do município; apoio à produção familiar e comunitária, desenvolvimento do turismo e valorização da cultura, com grande ênfase na expansão e melhoria dos serviços de infra-estrutura; educação e saúde.

Além destas ações também estarão sendo discutidas outras formas de parcerias para atendimento às demais demandas, incluídas em um documento único que será entregue ao Grupo Interministerial, com as reivindicações do poder público e das entidades da sociedade civil, representadas através do Fórum de DLIS, da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão e do Movimento dos Atingidos pela Base. O encontro na Igreja do Carmo deve reunir mais de 200 participantes, a maioria da zona rural, e está sendo coordenado pela Prefeitura com apoio das entidades e do Grupo Interministerial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.