Deputados maranhenses vão à Brasília cobrar obras

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h51

SÃO LUÍS - A Assembléia Legislativa iniciou ontem um périplo de dois dias por Brasília com o objetivo de “exigir do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, a recuperação da BR-316, na região do Alto Turi maranhense”, segundo explicou o deputado Pavão Filho (PTB). Na caravana estão também, a convite da própria Assembléia, prefeitos da região e o governador José Reinaldo Tavares.

Ontem, no plenário, os deputados Chico Gomes (PFL), Domingos Dutra (PT) e Rubem Brito (PDT) demonstraram insatisfação quanto a situação das MAs 014 e 106, que cortam a Baixada Maranhense. Eles criticaram o grupo que foi a Brasília (são cerca de 30, segundo informou a assessoria, embora o número oficial não tenha sido divulgado).

Segundo os deputados, a atenção da Casa não deve se voltar apenas para as BRs. “A recuperação das MAs é de extrema importância para a Baixada, que há muito tempo sofre com a buraqueira”, disse Chico Gomes. Domingos Dutra criticou os deputados que acompanham José Reinaldo a Brasília sem cobrar dele a restauração das rodovias estaduais. “Porque este mesmo grupo não vai ao Palácio dos Leões exigir do go-vernador a recuperação das estradas maranhenses?”, cobrou o deputado do PT.

Ontem, o coordenador do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (DNIT), Leônidas Caldas, explicou que todas as providências para recupe-ração da rodovia já estão sendo tomadas pelo órgão. “Há um trecho, do quilômetro zero ao 320, cujo processo de recuperação está em vias de aprovação no DNIT”, informou. Ele disse que há um convênio com o Exército para recuperação do trecho equivalente aos quilômetros 200 e 320. “O 2º Batalhão de Enge-nharia e Construção está fazendo a operação tapa-buracos”, garantiu Leônidas Caldas.

Política

O Alto Turi é a região onde o presidente da Assembléia Legis-lativa faz política. Semana passada, ele levou outra caravana de deputados a Zé Doca e convidou os prefeitos para acompanhá-lo a Brasília. Para o pedetista Rubem Brito, os parlamentares estão se preocupando apenas com a BR-316, quando há outras em pior situação. “A BR-222 está intrafegável. Muito pior que a 316”, disse Brito.

Chico Gomes centrou críticas no estado precário em que se encontra a MA-014, que liga o município de Vitória do Mearim a Pinheiro. “Existe um descontentamento e desesperança do povo da Baixada em relação à restauração dessa estrada. Se ela cortar, será um transtorno para esse povo”, disse Gomes, que alertou: “Eu louvo a ida da comitiva a Brasília solicitar a recuperação da BR-316. Mas o Governo do Estado não deve esquecer sua responsabilidade com as MAs, que são importantes para a Baixada”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.