SÃO LUÍS - O Maranhão será representado no Fórum Social Mundial, que acontece de 26 a 31 de janeiro em Porto Alegre. Trata-se da fábrica de sabonetes da União de Clube de Mães de Itapecuru, que desde abril de 2004 vem ajudando na complementação de renda das 13 mulheres que administram a empresa.
Quem estará em Porto Alegre para mostrar esta experiência é Terezinha Nogueira Fonseca, que participa da fábrica e é uma das coordenadoras do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itapecuru. Ela vai mostrar o sabonete e o óleo de babaçu e falar sobre a importância social e econômica do coco de babaçu para a região.
A fábrica foi idealizada a partir da experiência de outra fábrica localizada no povoado de Olho D´Água das Guaribas, também em Itapecuru Mirim, que produz o óleo de babaçu.
As duas fábricas fazem parte do Projeto Quebra Coco, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro), que consiste não somente na quebra mecânica do coco, mas fundamentalmente no seu aproveitamento integrado às outras atividades.
O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Extrativismo e Preservação dos Babaçuais.
Ainda novo no mercado, o óleo começa a chamar a atenção do consumidor para a sua utilização na culinária, como alternativa ao óleo de soja. Como o óleo de babaçu é também matéria-prima para o sabonete, a idéia foi fazer uma ponte e aproveitar o beneficiamento do babaçu na fábrica de sabonete.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.