População desmente construção de estrada em Poção de Pedras

Trabalhadores negam a existência de povoados ‘beneficiados’ pelo governo

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h54

POÇÃO DE PEDRAS - Não existem os povoados Mata do Boi e São Vicente. Fica cada vez mais difícil o Governo do Estado tentar desmentir a existência da “engenharia das estradas virtuais” no Maranhão. A comprovação de que nenhuma estrada vicinal foi realizada pelo governador José Reinaldo Tavares (PTB) pôde ser confirmada em depoimentos dos trabalhadores rurais que em nada foram beneficiados.

Em municípios como Poção de Pedras, onde documentos atestam que a Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Sinfra) pagou mais de R$ 180 mil por uma estrada vicinal “ligando” os povoados Mata do Boi é São Vicente, a comunidade da região ignora a realização da obra.

Uma prova de que as obras “executadas” e pagas pelo governador José Reinaldo nunca saíram do papel são os depoimentos de pessoas que moram há bastante tempo no município, mas nunca ouviram falar dos dois povoados “fantasmas”.

Segundo o vaqueiro José Edmilson da Silva, que reside no povoado São Raimundo dos Crentes, em Poção de Pedras, não existe qualquer sinal de que um dia possam ter sido criado os lugarejos de Mata do Boi e São Vicente. “Nunca ouvi dizer que esses dois povoados existissem, mesmo morando aqui desde o ano de 1971”, declarou o vaqueiro.

Ele destacou que além de trabalhar com gado, percorre as estradas da região dirigindo caminhões e nunca ouviu falar e nem passou por esses povoados. “Tenho certeza de que se existe esse lugar e a estrada foi construída pelo Governo do Estado, as obras só podem estar escondidas debaixo da terra”, brincou o vaqueiro.

Para o também vaqueiro Francisco Alves, não dá para imaginar que existam esses dois povoados. “Nunca ouvi dizer que tenha havido esses dois povoados. Isso fica aqui mesmo em Poção de Pedras?”, indagou ele, com ar de espanto.

Depoimentos

Apesar da incredulidade dos homens do campo, documentos da Sinfra confirmam claramente as obras de engenharia virtual. De acordo com o resumo das medições, técnicos da Secretaria de Infra-Estrutura teriam feito levantamentos na área entre os períodos de 17 a 22 de julho de 2003 e dia 29 de outubro de 2003. O engenheiro responsável pela execução das obras é José de Ribamar Santos.

Continua após a publicidade..

As estradas inexistentes impressionam até mesmo os moradores mais idosos da região, como é o caso da lavradora Josefa Nogueira dos Santos, 76 anos. Ela disse nunca ter visto qualquer obra do governo José Reinaldo no município. “Moro aqui há mais de 20 anos e até agora nunca vi uma obra do governador.

Também nunca ouvi falar desses povoados de Mata do Boi e São Vicente. Acho que se o governador fez essas obras não foi aqui, pode até ter sido por aqui por perto, mas aqui em Poção de Pedras não foi”, disse a lavradora.

Outro que nunca teve conhecimento da existência dos dois lugarejos foi o lavrador José de Paiva Filho, 70 anos. “Acredito que se o governador José Reinaldo mandou dinheiro para a construção dessas estradas, esse dinheiro nunca chegou por aqui, pois nem mesmo conheço esses povoados de Mata do Boi e São Vicente. O que pode ter acontecido é que o dinheiro deve ter sido desviado por alguém que se apoderou da verba”, comentou em tom irônico o lavrador.

Esquema

A estrada que deveria ligar os dois povoados ficou sob a responsabilidade da empresa L. J. Construções e Serviços Ltda, através de carta-convite nº 134/2003 da antiga Gerência de Estado de Infra-Estrutura (Geinfra), comandada pelo secretário licenciado João Cândido Dominici, cunhado do governador José Reinaldo.

Depois da denúncia pela Revista Veja, o secretário João Dominici solicitou ao governador afastamento do cargo por 30 dias. Nesse período, uma comissão formada por membros do governo estadual pretende apurar as informações reveladas pela Revista Veja. A comissão será presidida pelo atual secretário de Infra-Estrutura, Luís Albuquerque.

Dominici autorizou os pagamentos às empresas do empresário Lourival Parente, proprietário das construtoras Petra Construções Ltda e L. J. Construções e Serviços, e que também é o responsável pela reforma do Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.