MP denuncia Chagas por crimes de Paço do Lumiar

Chagas foi denunciado por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e vilipêndio.

Atualizada em 27/03/2022 às 14h56

SÃO LUÍS - O Ministério Público do Estado do Maranhão ofereceu nesta segunda-feira, dia 09, denúncia contra o mecânico Francisco das Chagas Rodrigues de Brito pelo assassinato de cinco meninos, todos residentes no município de Paço do Lumiar.

A denúncia foi assinada pela promotora de justiça de Paço do Lumiar, Gabriella Brandão Tavernad, e pelos promotores que também investigam o caso, Emannuel José Soares e Geraulides Mendonça Castro.

Chagas foi denunciado por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e vilipêndio. Para a promotora de justiça Gabriella Tavernard, não restam, ao Ministério Público, quaisquer dúvidas de que Chagas foi o autor dos assassinatos.

No total, o MPE ofereceu quatro denúncias contra o mecânico e aguarda a conclusão do inquérito policial do assassinato de Edivan Pinto Lobato para oferecer a quinta denúncia contra Francisco das Chagas.

De acordo com a promotora Gabriella Tavernard, Chagas foi denunciado pelo assassinato de Bernardo Rodrigues Costa, Eduardo Rocha Silva e Raimundo Nonato da Conceição, Carlos Wagner dos Santos Ferreira e Nerivaldo dos Santos Ferreira.

No caso de Carlos Wagner, o Carlinhos, o Ministério Público fez apenas um aditamento na denúncia já oferecida à Justiça e na qual aparecem como denunciados, Antônio Magalhães Serra, o Magalhães, e Benedito Matos, o Laranjeira. “No caso de Carlinhos acrescentamos Francisco das Chagas na denúncia que já havia sido oferecida contra Laranjeira e Magalhães”, explicou a promotora.

Francisco das Chagas confessou ter matado 30 meninos em São Luís e 12 no município paraense de Altamira. A polícia com o apoio do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público Estadual chegou a Chagas quando investigava o desaparecimento de Jonathan Vieira, 15 anos, depois confirmado como uma vítima do mecânico. Preso como suspeito do assassinato de Jonathan, o mecânico confessou os crimes quando foram localizadas três ossadas no barraco de 20 metros quadrados onde morava.

Todos os crimes aconteceram nas mesmas circunstâncias entre os anos de 1991 e 2003. As vítimas de Chagas eram meninos com idade entre 4 e 15 anos. Algumas deles foram estrangulados e tiveram os órgãos sexuais extirpados.

Casos denunciados

Carlos Wagner dos Santos Sousa – desaparecido em 20/11/1991 com 12 anos. Emasculado

Bernardo Rodrigues Costa – desaparecido em 03/031992 com 14 anos. Emasculado

Eduardo Rocha Silva – desaparecido em 07/06/1997 com 10 anos de idade. Emasculado

Nerivaldo dos Santos Pereira – desaparecido em 21/03/1196 com 10 anos. Emasculado

Raimundo Nonato da Conceição Filho – Desaparecido em 07/06/1997 com 11 anos. Emasculado

As informações são Ministério Público do Estado do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.