SÃO LUÍS - Fiscais do Ministério do Desenvolvimento Social chegaram na manhã desta quarta-feira ao município de Pedreiras, no Maranhão, após denúncia de irregularidades no programa Bolsa Família, feita pelo Fantástico no último domingo.
Segundo a secretária-executiva do Ministério, Ana Fonseca, a equipe que foi para o município estava em uma fiscalização na Paraíba.
- Os fiscais vão ouvir a prefeitura, as famílias, os funcionários da Caixa Econômica. Enfim, todos os atores envolvidos - disse ela.
Desde segunda-feira, a Procuradoria da República no Maranhão também solicitou à Polícia Federal uma investigação rigorosa no município de Pedreiras
Continua após a publicidade..
Segundo a Procuradoria da República, estão cadastrados em todo o Maranhão, no programa Bolsa Família, 320 mil famílias maranhenses. Juntas, elas geram uma despesa de mais de R$ 24 milhões.
O que mais chama a atenção dos Procuradores da República no Maranhão é o número de famílias beneficiadas pelo programa em alguns municípios. Bacabal, por exemplo, tem 91.823 habitantes, segundo o IBGE, e 5.232 famílias beneficiadas pelo programa.
Já Barreirinhas, com 39,669 habitantes, tem hoje 5.774 famílias cadastradas no mesmo programa.
- Isso é um indício de irregularidade, que pode ser de duas ordens: Ou em Bacabal há uma sub-abrangência [do programa Bolsa-Família], ou seja, pessoas que deveriam estar no programa mas que estão fora, ou em Barreirinhas existe um superdimensionamento: Pessoas que estão recebendo indevidamente o benefício. Isso é um indício de irregularidade que compete ao Governo Federal investigar e corrigir - afirmou o Procurador da República no Maranhão, Sergei Medeiros Araújo.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias