BARREIRINHAS – A ocupação irregular (especulação imobiliária), o processo de desmatamento, bem como o despejo de esgoto in natura e outros tipos de poluição foram alguns dos problemas encontrados no rio Preguiças durante a Operação Rio Preguiças, realizada em Barreirinhas.
A operação foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no período de 27 a 30 de março deste ano.
O diagnóstico levantado pelo instituto está sendo estruturado em um banco de dados que permitirá monitoramento da situação de ocupação do rio.
Continua após a publicidade..
O monitoramento do Ibama coibirá, entre outras coisas, o desmatamento das Áreas de Preservação Permanente (APA’s), empreendimentos comerciais operando sem licença, poluição das águas e construção de tanques de piscicultura.
As áreas compreendidas pela operação foram as margens esquerda e direita do Preguiças, do bairro Amapá na sede do município até a foz, incluindo também as comunidades de Cantinho, Santo Antônio, Laranjeira, Tapuio, Carnaubal, São Domingos, Vassouras, Caburé, Mandacaru e Atins.
Durante a operação foram registrados 160 pontos com irregularidades. Estes pontos foram fotografados e tomadas a coordenadas geográficas.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias