Povoado em Itapecuru é escolhido para projeto do Bird

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h04

SÃO LUÍS - A diretoria executiva do Banco Mundial (Bird), em Washington, confirmou hoje a aprovação de um empréstimo de US$ 30 milhões para o Programa de Desenvolvimento Integrado, desenvolvido pelo Governo do Maranhão. Os recursos serão utilizados em ações de combate à pobreza no Estado.

A assinatura do convênio de parceria do Bird com o governo maranhense, que entrará com uma contrapartida de US$ 10 milhões, deverá ocorrer na primeira quinzena de junho, quando o governador José Reinaldo Tavares irá a Washington em uma viagem de consolidação de mais uma etapa do programa.

Os projetos do programa estarão voltados para ações nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e produção por meio de ações integradas. Eles serão definidos pelas próprias comunidades. Pelo menos 60% do montante serão investidos nos 80 municípios com menor índice de desenvolvimento humano (IDH) no Estado. Os demais recursos serão distribuídos entre outros 136 municípios.

O povoado de Filipa, no município de Itapecuru Mirim, foi escolhido para servir de exemplo para a realização dos projetos de combate à pobreza rural, financiados pelo Banco Mundial.

A comunidade, remanescente de quilombos, se destacou pela organização na escolha e definição de projetos prioritários que estão mudando a vida de 37 famílias que moram na localidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.