Prefeitos têm até quinta para prestar contas com TCE

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h06

SÃO LUÍS - O Tribunal de contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) estará recebendo até quinta-feira, dia 15, as prestações de contas de prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais maranhenses.

O presidente do TCE, Jorge Pavão, chama atenção para as conseqüências da inadimplência, que vão desde a impossibilidade de celebrar contratos com o estado e com a União até a intervenção, nos casos mais graves.

De acordo com Pavão, o ideal é que nenhuma dessas hipóteses venha a ocorrer, com todos os gestores apresentando suas contas dentro do limite legal.

Jorge Pavão lembra que, apesar dos apelos do órgão, no ano passado alguns gestores deixaram de prestar contas, levando o TCE a sugerir ao Ministério Público Estadual uma ação junto ao Tribunal de Justiça pleiteando a intervenção nesses municípios.

"Nosso desejo é evitar que esses fatos se repitam, por isso estamos apelando mais uma vez aos gestores públicos".

A partir deste ano, o TCE está adotando um novo padrão para a entrega dos documentos. A medida atende à instrução normativa aprovada no final do ano passado.

O objetivo principal é a emissão de pareceres prévios das contas das prefeituras e o julgamento das contas dos presidentes de câmaras dentro do mesmo exercício em que elas forem apresentadas ao Tribunal. "O procedimento permitrá que o gestor municipal cuja prestação de contas apresentou alguma falha ou irregularidade, possa justificar ou apresentar defesa ainda no exercício do mandato", explica Jorge Pavão.

A mesma documentação entregue ao tribunal deverá também ser colocada à disposição da população, de acordo com resolução do órgão e com o artigo 49 da Lei de Responsabilidade Fiscal. A LRF determina que uma cópia da prestação de contas fique disponível ao público durante um mês no Legislativo. O descumprimento da lei por parte de vários gestores tem levado o Ministério Publico a acioná-los judicialmente.

Para o presidente do TCE, trata-se apenas de cumprir o que manda a lei. "A legislação garante à coletividade o direito de acompanhar de perto a

aplicação dos recursos públicos, e o tribunal vem trabalhando para que esse direito seja respeitado", afirma.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.