Relatório revela falhas no VLS-1 em Alcântara

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h07

SÃO LUÍS - O relatório da Comissão de Investigação do acidente com o Veículo Lançador de Satélites (VLS-1), ocorrido no dia 22 de agosto de 2003, em Alcântara, foi apresentado hoje, em Brasília. O acidente resultou na morte de 21 técnicos civis.

Falhas - O documento revela uma sucessão de falhas que demostra o descontrole na operação de lançamento. Os dispositivos responsáveis pelo acionamento dos motores do foguete começaram a ser instalados durante a manhã do dia 22, desrespeitando o cronograma original, que previa a execução da tarefa para o dia seguinte.

A instalação foi realizada enquanto outras equipes trabalhavam simultaneamente no foguete. De acordo com a Comissão, foram instalados ainda, os dispositivos de acionamento em apenas dois dos motores do primeiro estágio do VLS, deixando os outros dois para depois do almoço.

O relatório que será apresentado pelos Ministérios da Defesa e da Ciência e Tecnologia, mostrará porque foi impossível de determinar a causa exata do acidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.