SÃO LUÍS - O governador José Reinaldo Tavares e a gerente da Agricultura, Conceição Andrade entregaram nesta sexta-feira no Fórum de Justiça do município de Balsas, títulos de terra aos agricultores familiares da região, representantes de seis povoados.
Após a demarcação e a legalização de 41 mil hectares pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão, Iterma, órgão vinculado à Gerência de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Geagro, foi possível fazer regularização fundiária dessas famílias.
A medida visa atingir o plano maior do Governo do Estado, que é elevar o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. Também estarão participando da solenidade o diretor-presidente do Iterma, Raimundo Branco o gerente de Articulação e Desenvolvimento da Regional, Francisco Coelho e representantes da Comissão Pastoral da Terra, dos sindicatos e da igreja.
Com a regularização fundiária, os agricultores familiares através das associações, podem ter acesso a uma série de ações integradas de políticas públicas como o crédito agrícola, através do Pronaf, garantindo assim sua permanência na terra com alternativas técnicas, econômicas e ecológicas viáveis, dando melhores condições produtivas no campo, gerando emprego.
Os 41 mil hectares beneficiarão 149 famílias assentadas nas glebas São Vicente, Rio dos Peixes e Ferreira com seis povoados pertencentes ao município de Balsas. As informações são da assessoria de comunicação.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.