SÃO LUÍS - A gerente de Qualidade de Vida, Sueli Tonial, entregou no último sábado, 89 equipamentos para o Hospital São Lucas, de Barreirinhas. Acompanhada por uma comitiva, ela visitou as instalações da unidade de saúde e confirmou a intenção do Governo do Estado em transformar o município em referência no atendimento médico-hospitalar da região do Munin.
A visita ao hospital contou ainda com a presença do gerente de Articulação e Desenvolvimento da Região do Munin e do Parque dos Lençóis Maranhenses, Albérico Filho, e do chefe do Escritório de Representação do Governo do Estado em Barreirinhas, José Ribamar Mota e demais autoridades.
Segundo a gerente Sueli Tonial, os equipamentos darão maior responsabilidade aos procedimentos médicos realizados no hospital, que vão de uma simples consulta a cirurgias de pequeno e médio porte. Ela lembrou que os equipamentos não poderão ser utilizados de imediato. Para que isso ocorra, todos os profissionais de saúde que trabalham no local deverão ser treinados.
No sábado, uma turma de auxiliares de enfermagem estava recebendo um treinamento sobre a utilização adequada dos berços aquecidos e incubadoras adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Gerência de Qualidade de Vida. O curso oferecido pelo hospital foi de reanimação neonatal. A Gevida entregou ainda aparelho de detector de batimentos cardio-fetais, autoclave horizontal, cadeiras de roda em aço, foco cirúrgico a bateria, monitor cardíaco, oxímetro de pulso portátil, entre outros.
Continua após a publicidade..
Tanto as instalações quanto os serviços do Hospital São Lucas, administrado pela Cooperativa Multiprofissional de Saúde do Estado do Maranhão (Consaema), vem sendo reestruturados. Segundo o diretor geral da unidade de saúde, Gontran Brito, todos os esforços estão sendo empenhados para que o São Lucas seja referência no atendimento médico-hospitalar na região do Munin. “Nós queremos garantir primeiro um atendimento de qualidade às pessoas que moram em Barreirinhas. Depois, o hospital deve estar preparado para a demanda dos outros municípios e dos turistas que visitam a cidade. O São Lucas ainda está precisando de algumas coisas para se transformar num pólo, mas com a entrega desses equipamentos damos os primeiros passos”, ressaltou Sueli Tonial.
O hospital tem capacidade para 60 leitos e atende diariamente, em média, 125 pessoas no ambulatório. São atendidos também casos de urgência e emergência. A estudante Dionísia da Silva Conceição, 18 anos, estava internada mo último sábado no setor de obstetrícia, com a filha de apenas três dias. Para ela, o hospital realizou um bom trabalho, uma vez que ela pôde dar a luz com toda a tranqüilidade. “Gostei muito do atendimento, todos nos trataram muito bem”, destacou a mãe, que ainda não havia escolhido um nome para a filha.
O gerente de Articulação e Desenvolvimento da Região do Munin e do Parque dos Lençóis Maranhenses, Albérico Filho, disse que a cidade de Barreirinhas é um pólo turístico e por esta razão tem que receber uma atenção especial não só na área de saúde quanto na educação e infra-estrutura. “A entrega desses equipamentos é muito gratificante para a região. Estamos contando com um hospital cada vez mais eficiente e preparado para a demanda”, destacou ele.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias