José Viegas sugere criação de Frente Pró-Alcântara

Comissão decide nos próximos dias a sugestão do ministro.

Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 15h11

BRASÍLIA - O ministro da Defesa, José Viegas Filho, sugeriu hoje aos deputados da Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal a criação de uma Frente Parlamentar Pró-Alcântara, que teria como objetivo pressionar por maiores investimentos na cidade de Alcântara, no Maranhão. Ele reconheceu que faltam recursos para aplicar no município, especialmente para manter o homem nas novas condições de vida impostas pela implantação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), mas salientou que são grandes as dificuldades.

Desde 1983 o município abriga o Centro de Lançamento de Alcântara, unidade integrante da estrutura do Comando da Aeronáutica, subordinada ao ministério da Defesa. A escolha de Alcântara deveu-se, entre outros fatores, à sua localização estratégica. A apenas dois graus do equador, com extensa costa marítima e outras características como condições metereológicas estáveis e baixa densidade demográfica, a cidade apresenta uma importante vantagem competitiva em relação a outros centros de lançamento existentes no mundo.

O projeto de implantação do CLA previa a desocupação de uma área de cerca de 234 Km2, de um total de 620 Km2, que foram desapropriados por meio de decreto do Governo do Maranhão, publicado em 1980, e presidencial, em 1991. Até o momento, foram transferidas 1.384 pessoas, retiradas de seus povoados de origem para novos distritos agrícolas. O processo, entretanto, foi interrompido em 1990, por falta de recursos, segundo o ministro. Com isso deixaram de ser remanejadas 487 famílias.

O problema é que as famílias remanejadas estão encontrando muitas dificuldades de adaptação, conforme reconhece o próprio Ministério da Defesa, especialmente pelas "novas condições produtivas enfrentadas pelas famílias assentadas nas agrovilas".

"Este quadro se torna preocupante quando se considera que os demais grupos sociais, dispersos pela área rural do município de Alcântara, aliados à população urbana, apresentam também necessidades econômicas, sociais e políticas muito significativas, relacionadas as condições básicas de sobrevivência e qualidade de vida", enfatizou o ministro José Viegas.

A comissão deve decidir nos próximo dias se aceita a sugestão do ministro. A retomada dos investimentos na cidade de Alcântara é considerada importante também porque somente desta forma será possível expandir a área do CLA, conforme previsto inicialmente no projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.