SÃO LUÍS - A Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (CAEMA) está ampliando o Sistema Produtor do Itapecuru, a partir do Sistema Italuís. A ampliação tem como objetivos abastecer as novas áreas de expansão da cidade, como a demanda industrial crescente e melhorar o abastecimento em áreas atualmente atendidas.
O projeto está sendo executado pelo Governo do Estado, através da Gerência de Qualidade de Vida, em duas etapas. A primeira já está em fase de implantação, e tem como prazo o ano de 2010. A segunda deverá ser executada até o ano de 2020.
O Sistema Produtor do Italuís, que capta água do rio Itapecuru, foi implantado em 1982, e tem uma vazão de 1.650 1/s. O sistema é responsável por 50% do abastecimento de São Luís. A água é tratada de forma convencional e a distribuição da produção é feita através de 12 reservatórios localizados estrategicamente na cidade.
Programa - O programa de expansão prevê a construção de uma nova Captação no rio Itapecuru com vazão de 16.000 m³/h distribuídos em quatro conjuntos motor-bombas. Já a Adutora de Água Bruta terá 45.200 m e alimentará uma Caixa de Distribuição que terá como função conduzir o fluxo automaticamente, por meio de comportas, para a Estação de Tratamento e para a Lagoa de Decantação, localizada na Estiva.
A Lagoa de Decantação permitirá o tratamento físico da água para fins industriais e terá uma capacidade de acumulação de 36.000 m³ de água. Na Estação de Tratamento de Água serão adotados os processos de mistura rápida, floculação, decantação, filtração, correção de pH e cloração. A Elevatória de Água Tratada contará com quatro conjuntos motor-bombas cada um com vazão de 3.000 m³/h. Nela, já está sendo construído um reservatório com 20.000 m³ de capacidade.
Ainda serão construídas uma Elevatória de Água Decantada e Adutoras que abastecerão as zonas industriais da Estiva, Pedrinhas e Vila Maranhão. Através de uma Adutora com 19.036 m e uma vazão de 9.000 m³/h, a água tratada será disponibilizada para o abastecimento de São Luís.
Atualmente, a Captação está em fase de conclusão, com 95% de suas obras já executadas. A Estação Elevatória de Água Bruta já está com 30% de suas obras concluídas. O Reservatório de Água Tratada, que terá duas câmaras, está com 65% das obras prontas. Uma das câmaras já foi totalmente construída. Já a Estação Elevatória de Água Tratada teve 25% de sua estrutura executada.
A Adutora de Água Tratada teve 1.700 metros implantados. Por ser uma obra de engenharia arrojada, a sua complexidade exige um prazo de pelo menos 36 meses para a sua execução.No entanto, a estrutura já implantada será utilizada para reforçar o atual sistema com um acréscimo de vazão da ordem de 3.000 m³/h, antecipando para este ano um benefício que irá proporcionar uma significativa melhora no abastecimento da cidade.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.