Pesquisadores da UFMA descobrem fósseis em Coroatá

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h12

SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão, através do Laboratório de Paleontologia, está abrindo uma nova linha de pesquisa sobre fosseis e dinossauros. Desta vez, a descoberta foi na cidade maranhense de Coroatá, no vale do rio Itapecuru, onde foi encontrada uma expressiva quantidade de restos fossilizados de dinossauros.

As informações preliminares é de que o estudo está sendo encaminhado a partir de uma série de descobertas feitas por Alexandre Marques Vaz, morador da região. O agricultor recolheu vários fragmentos de partes de diferentes esqueletos que lhe chamaram a atenção pelo tamanho agigantado e pelas características exóticas e, eventualmente, mostrou o material encontrado para o professor secundarista Vitorino Coelho, que também mora na cidade. Coube ao professor Vitorino Coelho, que é biólogo, a primeira análise, logo considerada de grande valor científico.

Na opinião do professor, o conjunto de fósseis encontrado em Coroatá representa um valioso lote de fragmentos ósseos de dinossauros saurópodes, do tipo quadrúpede, cujas principais características são pescoço e cauda compridos.

Uma das peças mais importantes – parte de uma vértebra de um animal de grande porte que parece representar uma espécie de dinossauro desconhecida no Maranhão – já foi encaminhada pela Promotoria de Justiça de Coroatá à UFMA e encontra-se sob a guarda do Laboratório de Paleontologia.

Em reunião com o prefeito de Coroatá, Rômulo Augusto, o professor Manuel Alfredo Medeiros sugeriu que o restante do material em posse do agricultor fosse resgatado pelas autoridades locais e guardado em lugar seguro, visto que representa um importante patrimônio da cidade, do Estado do Maranhão, e do Brasil. As informações são da assessoria de comunicação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.