Diagnóstico mostra potencialidades e problemas de Alcântara

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h13

SÃO LUÍS - O município de Alcântara é a primeira cidade maranhense e uma das primeiras do Brasil a ter um diagnóstico completo e detalhado de suas potencialidades e problemas. O trabalho foi executado com a ampla participação de moradores dos 147 povoados no município. Os dados estão reunidos no “Diagnóstico participativo do município de Alcântara” que é parte de um levantamento geral sobre Alcântara lançado esta semana em reunião que mobilizou as mais diversas lideranças do município em encontro realizado na Igreja do Carmo.

O governo do Estado, através da Gerência de Desenvolvimento Social (GDS), patrocinou a impressão do documento e esteve à frente dos trabalhos de levantamento do diagnóstico juntamente com diversas instituições governamentais e não-governamentais, entre elas o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA), Gerência de Agricultura (Geagro) e a Gerência Metropolitana, Ministério da Ciência e Tecnologia, Agência Espacial Brasileira, Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Programa Comunidade Ativa, Prefeitura Municipal e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Praticamente toda a população de Alcântara participou, durante 18 meses, do trabalho de elaboração do diagnóstico e também de um plano de desenvolvimento do município para os próximos 10 anos e uma agenda de prioridades para os próximos dois anos. Todas os três documentos estão na publicação lançada pela GDS. Os moradores também se organizaram num Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, o DLIS de Alcântara, que reúne todos os núcleos e segmentos socioeconômicos e políticos locais.

“Durante a elaboração do diagnóstico a gente conseguiu que a população se organizasse e abrisse um canal permanente de comunicação com as autoridades das diversas esferas administrativas”, explica o gerente da GDS, Ricardo Zenni. A fórmula aplicada em Alcântara, na visão de Zenni, acaba com os relacionamentos burocráticos e assistencialistas entre a sociedade civil organizada dos municípios e as autoridades constituídas. “Alcântara segue um caminho seguro e eficaz rumo ao desenvolvimento. É essa a trilha que o governador José Reinaldo Tavares quer que os municípios percorram”, afirma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.