Projeto Brasil Alfabetizado será lançado em Codó

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h13

SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão estará lançando oficialmente no próximo

dia 28, no município de Codó, o Programa Brasil Alfabetizado.

A cerimônia acontecerá no Auditório do Colégio Ananias Murad, às 9:00 hs e será presidida pelo reitor Waldir Maranhão.

Estarão presentes também o prefeito de Codó, Ricardo Archer; a professora Efigênia de Magda de Oliveira, diretora do CECEN; as coordenadoras estadual e setorial do projeto, professoras Ana Maria Lima e Ilca Natérica Terto, respectivamente; o coordenador geral, professor Gaspir; além de diretores de escolas, professores e autoridades educacionais do município.

Esse audacioso projeto é uma iniciativa do governo federal, que conta com as importantes parcerias do Ministério da Educação e Cultura (MEC), do Fundo

Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), da Ong ALFALIT Brasil e, a nível local, tem na Universidade Estadual do Maranhão, uma forte aliada - que, entre outras atividades, tem a missão de fornecer a aquisição de material didático para os alunos.

Segundo o professor Gaspir da comissão

coordenadora, esse programa visa proporcionar aos jovens e adultos a sua alfabetização integral, para que ele possa estar preparado para melhor competir no mercado de trabalho, facilitando desta forma o pleno exercício da cidadania.

Para se ter uma idéia da ousadia desse Projeto, basta dizer que até o ano de 2002 já foram alfabetizados 65 mil jovens e adultos em todo o Brasil, e a meta é chegar ao patamar de 155 mil alunos.

Já no Maranhão será de 35 mil jovens com idade acima de 15 anos. O curso terá a duração de 05 meses, abrangendo vários municípios. Dentre eles, foram selecionados para serem beneficiados com o programa Raposa, Cantanhede e Araioses, este último por ter o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do nosso Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.