SÃO LUÍS - A Comissão Externa que avalia o acidente na base aérea de Alcântara iniciou nesta segunda-feira a visita ao local da explosão do veículo lançador de satélite VLS-1.
A comitiva, que foi recebida pelo diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, coronel aviador Jorge Pagés, é coordenada pelo deputado Corauci Sobrinho (PFL-SP) e integrada pelos parlamentares: Terezinha Fernandes (PT-MA), Washington Luiz (PT-MA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Ribamar Alves (PSB-MA), João Castelo (PSDB-MA), Wagner Lago (PDT-MA), Paulo Marinho (PL-MA) e César Bandeira (PFL-MA).
Depois de vistoriar toda a área do acidente, os parlamentares assistiram a uma explanação sobre a Base de Alcântara.
Durante a visita, que termina nesta terça-feira, está prevista também um encontro com os servidores civis que prestam serviços na base aérea; reuniões com as comunidades locais na Agrovila Marudar, com a participação de remanescentes de quilombo reassentados; encontro com autoridades do município na Câmara Municipal, incluindo vereadores, juiz, promotor, padre e secretários municipais; e debate com a prefeita municipal.
De acordo com o deputado federal Paulo Marinho, integrante da comitica, os próprios funcionários da Base relataram falta de manutenção no Centro e problemas de estrutura para que vive no local. Para o deputado a visita da Comissão a Alcântara já pode verificar que faltam recursos para investimentos no Programa Espacial Brasileiro.
- Podemos observar uma questão estrutural da Base onde verificamos com facilidade a necessidade urgente de investimentos para o funcionamento com segurança do Programa Espacial Brasileiro.
A Comissão vai visitar também o Centro Tecnológico Aeroespacial em São José dos Campos e fazer um relatório que deve ficar pronto até o final deste mês.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.