Seminário conclui que Bacia do Itapecuru está agonizando

Bacia morrerá se ações rápidas e contínuas não forem implementadas.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h14

SÃO LUÍS - Cerca de 150 pessoas de 6 cidades diferentes participaram durante este mês de setembro na cidade de Cantanhede, do II Seminário Sobre Leis Ambientais. O Seminário teve como foco a situação da Bacia do Itapecuru.

Os principais pontos de discussão foram a Agenda 21 local, a Lei dos Recursos Hídricos, Leis Ambientais e Direito de Propriedade, Responsabilidades Civil e Governamental na Fiscalização e Aplicação das Leis de Proteção do Meio Ambiente – Experiências Alternativas e Produtivas em Curso.

O Seminário foi organizado por Colônias de Pescadores, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Cooperativas, Associações de Bairros e Escolas dos municípios de Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Pirapemas, Coroatá, Timbiras e Codó e teve a participação do Fórum Carajás, Associação Brasileira de Ambientalistas, Instituto Maranhense de Recursos Hídricos, Grupo Tático Aéreo.

No curso do evento, entre exposições de fotos, exibição de vídeos, textos e depoimentos e vista física de trechos do rio, concluiu-se que a Bacia do Itapecuru está agonizando e que morrerá se ações rápidas e contínuas não forem implementadas.

Dentre as ações, tratamento de esgotos das cidades banhadas pelo rio e seus afluentes, inclusive esgotos hospitalares, cancelamento de projetos que visam ao desmatamento, fim do uso de defensivos químicos, instituição de programas de educação ambiental direcionada aos pequenos produtores rurais e comunidade em geral.

Outra conclusão é a existência de falta de vontade política das autoridades constituídas pelo voto popular ou pelo conhecimento facultado. O Seminário entendeu que basta observar a composição do orçamento do estado e das prefeituras para flagrar o tratamento dispensado ao meio ambiente.

Denunciaram, ainda, que a Comissão Permanente do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa foi procurada várias vezes para dar apoio material e político ao evento, mas não respondeu aos pleitos nem compareceu ao Seminário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.