SÃO LUÍS - O município de Alcântara será contemplado com uma ação de erradicação do analfabetismo até 2006, devendo ser beneficiadas pessoas a partir dos 15 anos.
O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Cristovam Buarque, ao gerente de estado de Desenvolvimento Humano, Luís Fernando Silva, em Brasília, na última segunda-feira, durante lançamento do Programa Brasil Alfabetizado. Este propõe alfabetizar 20 milhões de pessoas em todo o país com a ajuda de voluntários nos próximos quatro anos.
A ação em Alcântara deverá ser efetivada com a participação da Prefeitura, do Governo do Estado, do Governo Federal e terá como parceira a empresa Fiat Automóveis, de Minas Gerais, que financiará parte do projeto.
O gerente ressaltou que a inclusão do Maranhão no Brasil Alfabetizado foi discutida inicialmente pelo governador José Reinaldo Tavares e por ele, quando da vinda do ministro Cristovam Buarque a São Luís, em julho último.
Como os objetivos do Vamos Ler, lançado em fevereiro deste ano, são os mesmos do Brasil Alfabetizado, a proposta foi bem recebida pelo Governo Federal.
Logo após o lançamento do programa Brasil Alfabetizado, o gerente de Desenvolvimento Humano e todos os secretários de Educação do país se reuniram com Cristovam Buarque e o secretário executivo do MEC, Rubem Fonseca Filho.
Na oportunidade, Luís Fernando Silva entregou um diagnóstico detalhado com um ofício ao secretário executivo do MEC, ratificando o interesse do Governo do Estado do Maranhão em participar efetivamente do Projeto Escola Brasil Ideal nos municípios de Cajapió, Feira Nova do Maranhão e Santana do Maranhão.
Todos estes foram enquadrados nos critérios preliminares de seleção, inclusive no que diz respeito à integração e participação das Prefeituras Municipais. O gerente participou, ainda, das homenagens prestadas ao educador Paulo Freire, como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Alfabetização, comemorado no dia 8 de setembro.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.