SÃO LUÍS - Quarenta e trës jovens do município de Cururupu vão levar informações sobre cidadania e mostrar que o desenvolvimento sustentável é possível às crianças e jovens das ilhas da Região dos Lençóis Maranhenses. O trabalho será feito por meio do Projeto Barco-Escola, a ser lançado no próximo dia 30, no município, pelo Instituto do Homem, em parceria com a Agenda 21 local.
A princípio, cinco das 23 ilhas de Cururupu, pertencentes à Floresta dos Guarás, serão inseridas no projeto. São elas: Guajerutiua, Valha-me Deus, Porto Alegre, Bate Vento e Lençóis. Os moradores destes locais terão acesso a informações, treinamentos e ações em variadas áreas.
Para o trabalho, foi construído um iate – respeitando as características das embarcações locais – com 15 metros de comprimento e capacidade para 10 toneladas. A embarcação tem dois mastros e três velas, convés duplo, assoalho, passadiço e casario.
Continua após a publicidade..
A cabine foi adaptada para receber equipamentos de informática e audio-visuais. Há também banheiros ecológicos, compartimentos conversíveis em dormitórios, armários e biblioteca. A construção do barco contou com a assessoria técnica do engenheiro Phelipe Andrès e do construtor naval artesanal de Cururupu, José da Paixão Pereira, o Mestre Belo.
De acordo com a coordenadora do Projeto Barco-Escola, Priscilla Araújo, a embarcação terá um papel fundamental no desenvolvimento dos trabalhos, não somente pela questão do transporte às ilhas.
O “Barco-Escola” foi inspirado no Projeto Missão Terra: o Resgate do Planeta - Agenda 21, feito por crianças e jovens em mais de 100 países e desenvolvido pela organização Peace Child International em parceria com a ONU por meio do Unicef.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias