SÃO LUÍS - Investindo na formação dos empreendedores de amanhã, o Sebrae no Maranhão promove, durante esta semana, a capacitação de 30 multiplicadores do Programa Aprender a Empreender, no município de Codó.
O curso beneficia pessoas da comunidade e, preferencialmente, professores da rede pública de ensino de 2° grau e técnicos ligados às Secretarias Municipais de Educação, à Escola Agrotécnica de Codó e aos Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (CETECMA’s) dos municípios de Codó e Barra do Corda.
A idéia é repassar a metodologia do Apreender a Empreender para que esse grupo atue na disseminação do empreendedorismo entre os jovens, na rede de ensino, em associações comunitárias etc.
Participam do curso pessoas de Barra do Corda, Presidente Dutra, Coroatá, Tuntum e Codó, municípios localizados na área da Agência Regional do Sebrae em Codó, que abrange dez municípios da região dos Cocais, no leste maranhense.
Segundo Aluízio Muniz, gerente do Sebrae em Codó, “com essa iniciativa, o Sebrae quer fomentar a cultura empreendedora ajudando a formar novas gerações de empreendedores e pessoas preparadas para a nova realidade do mercado de trabalho”.
Vale lembrar que o Apreender a Empreender é uma solução educacional criada pelo Sebrae, contemplando noções de empreendedorismo, planejamento, mercado, finanças, custos, plano de negócios e outras informações úteis para empreendedores que estão começando ou para aqueles que desejam incrementar seus negócios, estimulando-os a aplicar esses conceitos no dia-a-dia. No Maranhão, o programa vem sendo executado desde fevereiro de 2002. Nesse período, foram capacitados 70 multiplicadores.
O programa já capacitou 23.575 pessoas, entre estudantes, professores e técnicos, através de parcerias com a Gerência de Estado de Desenvolvimento Humano (GDH); as prefeituras de Santa Inês, Governador Nunes Freire, Cândido Mendes e Luiz Domingues; o Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado do Maranhão (SINTEC/MA); a Agência Regional do Sebrae em Imperatriz e o Senai/MA. Além disso, beneficiou estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) inscritos no Programa de Estágio Extracurricular (versão 2002) e dos Centros de Ensino Tecnológico do Maranhão (CETECMA’s), numa parceria com o Governo do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.