Pesquisa revela melhores índices educacionais em Açailândia

'A Regional de Viana ficou com o segundo melhor índice', destaca GDH.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h23

Alunos da rede pública de ensino da regional de Açailândia tiveram o melhor desempenho na Avaliação da Escola Pública 2001.

Os resultados da pesquisa, realizada pela Gerência de Estado de Desenvolvimento Humano, estão sendo comemorados pelo gerente regional de Açailândia, Raphael Carlos Galletti.

“Este excelente resultado é fruto do trabalho desenvolvido por toda a equipe técnica da Educação, e comprova que todos os esforços têm sido feitos para um melhor assessoramento pedagógico e desempenho dos docente.”

A Avaliação da Escola Pública acontece no Estado nos moldes da Avaliação da Educação Básica–SAEB.

Ela é feita nas 4a e 8a séries do ensino fundamental e no 3o ano do ensino médio, envolvendo aproximadamente 27% dos alunos da rede municipal, incluindo os 217 municípios maranhenses.

Participam ainda da pesquisa, alunos dos Projetos de Aceleração de 1a a 4a série e de 5a a 8a série, bem como alunos do Projeto Viva Educação.

A supervisora de avaliação do sistema educacional, Silvana Machado, explica que a pesquisa revela o desempenho dos alunos e fatores associados.

Continua após a publicidade..

Além dos testes de língua portuguesa e matemática, são utilizados questionários que permitem obter informações sobre as características da realidade sócio-econômico-cultural e hábitos de estudo dos alunos; avaliar o perfil e as práticas pedagógicas dos professores; avaliar o perfil e as práticas de gestão escolar dos diretores; realizar o levantamento dos equipamentos disponíveis, suas características físicas, assim como de indicadores concretos das condições de conservação das escolas.

“A finalidade desta avaliação é obter resultados sobre a qualidade do ensino ao longo do tempo, identificar os fatores que contribuem para a ocorrência desses resultados e intervir no sistema educativo, visando à constante melhoria da educação básica maranhense”, afirma Silvana Machado.

Os testes foram feitos em todas as 18 gerências regionais e envolveram 1922 escolas públicas, 1922 diretores; 8125 professores; 5587 turmas e 148.130 alunos.

Indicadores - A Avaliação da Escola Pública 2001 é promovida pela GDH em parceria com as gerências de desenvolvimento regional, prefeituras, Instituto de Pesquisas Educacionais–INEP/MEC, Fundação CESGRANRIO e Fundação Sousândrade/Ufma.

O professor Ruben Klein, da Fundação CESGRANRIO, responsável pela avaliação, falou sobre a importância dos índices obtidos na regional de Açailândia.

“São índices relevantes para uma regional, comparando-se os indicadores estaduais, onde se percebe uma média estadual, que é de 149,81, e a média da Regional de Açailândia, em matemática, chega a 195,16”.

O segundo melhor índice foi obtido na Regional de Viana, que, na pesquisa realizada em 2000, estava em 18o lugar no ranking.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.