Regional de Pinheiro intensifica combate a malária na região

Atualizada em 27/03/2022 às 15h23

A gerente de Desenvolvimento Regional de Pinheiro, Marize Mendes, iniciou esta semana uma série de visitas aos municípios ligados à gerência.

O objetivo é avaliar os trabalhos já realizados na área de saúde e fazer um diagnóstico da situação de cada um deles, principalmente no que se refere à incidência de doenças infecto-contagiosas.

A partir desse diagnóstico, a gerência vai elaborar estratégias eficazes de controle a endemias na região.

“Nos últimos quatro anos, houve uma redução de 30% no índice de malária nos municípios da regional.

Para que conquistas como essa continuem a acontecer é essencial um trabalho sério e eficiente de prevenção, que garantirá a elevação do índice de desenvolvimento humano, com maior qualidade de vida aos cidadãos”, destacou Marize.

Grande parte dos municípios que compõem a gerência estão localizados na região pré-amazônica, o que justifica a preocupação com essas doenças. Essa região tem sofrido uma grande devastação de suas matas, habitat natural de mosquitos como o Plasmodium e o Aeds Egypt, responsáveis, respectivamente, pela malária e a dengue.

O período chuvoso também contribui para a proliferação dos mosquitos e aumento da incidência de tais moléstias.

Para iniciar os trabalhos, a Gerência elegeu o município de Turiaçu, considerado uma área crítica, responsável por 36% dos casos de malária de toda área de atuação da Regional, e por apresentar, ainda, elevada incidência de dengue e leichmaniose.

Esse município recebeu a visita de uma equipe composta pela gerente Marize Mendes e coordenadores e técnicos do Núcleo de Vigilância e Epidemiologia e da coordenadora do Laboratório Central – Lacen, de São Luís, Ozinete Soares.

O prefeito do município Murilo Santos, o secretário municipal de Saúde e coordenadoras dos Programas de Agentes Comunitários de Saúde – PACS e de Saúde Familiar –PSF, além do diretor do hospital local, também participaram da reunião.

Dentre as medidas adotadas e já em execução em Turiaçu, estão a intensificação dos trabalhos dos agentes de saúde, com visitas às residências, borrifações intradomiciliares de veneno, nebulização espacial e a conscientização das equipes do PACS, PSF e PITS e de toda a comunidade, através de campanhas educativas que esclareçam sobre a prevenção de tais doenças.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.