Zé Doca cumpre meta de vacinação contra a febre aftosa

Trezentas mil cabeças de gado já foram vacinadas contra a febre aftosa.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h24

De acordo com levantamento feito pela Gerência de Desenvolvimento Regional de Zé Doca, 80% do rebanho da região, estimado em trezentas mil cabeças de gado, já foi vacinado contra a febre aftosa.

"Técnicos do programa Viva Maranhão que trabalham na gerência têm visitado os criadores e mostrado a importância da vacina. Em todos os municípios que compõem a regional, no total de 18, foram instalados escritórios de apoio aos criadores", conta a gerente regional Sandra Maria Ferreira Oliveira.

A gerência já cadastrou 3.576 criadores, totalizando rebanho bovino de 222.610 animais. Nesta segunda etapa da campanha, a gerência recebeu 28 mil doses de vacina contra a aftosa para distribuir gratuitamente entre os criadores que possuem até 20 cabeça de gado.

A formação de Comitês de Defesa Agropecuária nos 18 municípios tem contribuído de forma significativa para o sucesso da campanha, segundo informou o coordenador da Campanha da Febre Aftosa, Francisco Sipauba.

"Todos os escritórios regionais, local e de apoio, estão em pleno funcionamento, dispondo de carros, motos e equipamentos de escritório e para o trabalho em campo. Temos cumprido a determinação do governador José Reinaldo Tavares de priorizar o combate a aftosa", conta Sipauba.

META - O governo espera vacinar, nesta segunda etapa da campanha, quatro milhões de cabeças de gado em todo o Maranhão. O gado com aftosa tem 40% de perda em sua produção de carne e leite. Com a colaboração dos criadores o governo espera até o final deste ano incluir o estado na relação dos livres da febre aftosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.