O grupo de trabalho designado pelo governador José Reinaldo Tavares para fazer um levantamento das necessidades mais imediatas do município de Barreirinhas está desde terça-feira na cidade.
O grupo é formado por gerentes e técnicos das gerências de Meio Ambiente, Infra-Estrutura, Qualidade de Vida, Segurança, Planejamento, pelo gerente de Desenvolvimento Regional de Rosário e por técnicos da Caema.
Eles foram recebidos no municípios pelo chefe do escritório do governo em Barreirinhas, José de Ribamar Rodrigues Mota.
Eles permanecem na cidade durante três dias. Durante esse período se reúnem com autoridades locais, conversam com a população e vão percorrer o município para detectar quais os problemas que precisam de soluções mais urgentes.
“Hoje o Maranhão é conhecido mundialmente pelos Lençóis Maranhenses. E a intenção do governador José Reinaldo Tavares é fazer de Barreirinhas o cartão de visita do Estado”, revelou José Mota.
Barreirinhas é o portão de entrada para os Lençóis Maranhenses, um paraíso natural formado por um aglomerado de lagoas, cercadas por enormes dunas, que tem atraído um grande número de turistas.
Depois dos investimentos feitos pelo governo, principalmente a construção da estrada de acesso a cidade, houve um incremento de mais de 30% no número de turistas que visitam o local, que hoje é de cerca de cinco mil.
De olho no potencial da região muitos empresários estão investindo na cidade. São hotéis, pousadas, restaurantes e outros empreendimentos que estão sendo construídos no município, gerando emprego e renda para os moradores e garantindo melhor infra-estrutura para os turistas que querem conhecer os “segredos do Maranhão”.
“Sabemos que o turismo hoje é um grande gerador de emprego, mas o governo quer garantir que o turismo seja feito de forma organizada, sem agredir o meio ambiente e é por isso que o governador José Reinaldo Tavares determinou esse estudo, para saber o que o governo pode fazer para que a região continue atraindo turistas, mas que esteja preparada para recebê-los”, explica o chefe do escritório do governo do Estado em Barreirinhas, José de Ribamar Rodrigues Mota.
Roteiro – A primeira reunião do grupo foi com o prefeito do município e secretários municipais para tratar sobre a coleta de lixo. Esse é um dos principais problemas de Barreirinhas: o número de veículos que faz a limpeza da cidade não atende a necessidade.
Continua após a publicidade..
O governo quer ser parceiro da prefeitura neste trabalho. A idéia é colocar mais caçambas e tratores para fazer a limpeza em um curto espaço de tempo e manter uma coleta regular e permanente.
Eles discutem também com autoridades locais sobre os problemas de esgoto e os serviços de ampliação da rede de água, que está sendo executada pela Caema.
O governo determinou a direção da Caema que esse trabalho seja feito com a máxima rapidez, já que muitas intervenções que serão feitas pelo governo na cidade, como melhoria da pavimentação, depende da conclusão da rede de esgoto e estação de tratamento de esgoto.
A segurança também é uma preocupação e ações nessa área serão discutidas durante a permanência da equipe do governo no município.
O sistema de saúde também deve receber novos investimentos para poder atender a demanda da cidade, que tem crescido a cada ano.
Projetos que tratam da preservação do meio ambiente serão priorizados, já que as belezas naturais da região são uma das suas principais riquezas e atrativos. As atividades do grupo inclui visitas aos lençóis e aos povoados de Caburé e Atins, onde ficam pequenos lençóis.
Depois da visita o grupo vai fazer um relatório apontando os principais problemas da cidade e apresentando soluções.
O documento deve estar pronto em um prazo de 15 dias, quando será apresentado para o governador José Reinaldo Tavares.
Com base neste relatório serão definidas as ações para o município e o seu plano diretor. Com as medidas o governo pretende melhorar a qualidade de atendimento ao turista e a qualidade de vida da população.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias