A Gerência de Desenvolvimento Regional de Zé Doca, através da gerente regional, Sandra Maria Ferreira Oliveira, promoveu, no último final de semana, reunião com secretários municipais de saúde dos 18 municípios que compõem a regional para uma avaliação das ações de saúde desenvolvidas no ano de 2002.
Após um breve levantamento das atividades realizadas, das dificuldades encontradas e dos objetivos alcançados em comparação com, índices dos anos anteriores, chegou-se à conclusão que foram obtidos êxitos, pois foram atingidos todos os índices propostos nos programas da vigilância epidemiológica e no controle das doenças.
Foi atingido o índice de 95% de cobertura em vacinas, a dengue foi controlada com campanhas de nebulização especial, intradomiciliar, coleta e destino adequado do lixo, além de campanhas e palestras educativas em toda a regional.
Um índice muito significativo foi a redução em mais de 70% (em relação ao no de 1999 e 2000) nos casos de malária. A principal causa disto foi a contratação de 28 agentes de controle vetorial, que servem de apoio aos municípios, funcionando como tropa de choque no combate à doença, somando-se aos funcionários dos municípios nas ações de borrifações, nebulizações, visita domiciliares e outras.
Foram implantados 17 laboratórios, com a contratação e treinamento de 17 microscopistas, ampliando a rede laboratorial para 43 em toda a região, propiciando maior rapidez no diagnóstico e, conseqüentemente, um tratamento mais imediato.
Os municípios implantaram todos os programas de atenção básica (Programas de Agentes Comunitários de Saúde, Programas de Saúde da Família e PITs funcionando com alimentação de dados para o Ministério da Saúde e demais órgãos de controle.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.