Preocupados com a degradação do rio Itapecuru, o mais importante do Maranhão, representantes do governo estadual, de prefeituras municipais, da Promotoria Pública de Justiça e Tribunal de Contas e das comunidades que vivem nos municípios banhados pelo rio, estiveram reunidos no último fim de semana no município de Mirador para discutir o que cada um pode fazer para garantir a preservação do rio que abastece de água 52 municípios, entre eles São Luís.
As discussões aconteceram durante o seminário “Unidos pelo rio Itapecuru e pelo Parque Estadual do Mirador, promovido pelo governo do Estado em parceria com as prefeituras de Mirador, Timbiras, Colinas e outros órgãos ligados ao meio ambiente.
O gerente de Estado do Meio Ambiente, Othelino Neto, aproveitou o momento para fazer um alerta sobre os danos já causados pelo homem ao rio e sobre a importância de sua preservação. “Estamos realizando esse encontro para avaliarmos as estratégias que serão utilizadas no combate a exploração desordenada de toda a região banhada pelo rio Itapecuru”, disse.
Durante o seminário foi formalizando um documento priorizando algumas ações imediatas que serão colocadas em prática pela gerência, em parceria com outros órgãos.
Othelino disse que o governo do Estado tem como uma de suas prioridades investimentos em defesa do meio ambiente, apoiando e autorizando a execução de projetos que tragam avanços e destaque para o Maranhão.
O prefeito de Mirador, Pedro Gomes Cabral, também chamou a atenção dos presentes para a importância de todos se engajarem na luta em defesa do meio ambiente. “É necessário a participação do povo, porque se não fizermos isso nós seremos os primeiros a sofrer as conseqüências desastrosas da destruição do nosso manancial natural de água potável”, alertou.
Oficinas - Sete oficinas foram realizadas durante o seminário. Cada uma abordou um tema. As discussões mais importantes foram sobre leis do Comitê de Bacias, lei das Águas, Parque Estadual de Mirador e Estado de Degradação do Rio Itapecuru. Todas tiveram excelente participação dos presentes, dentre eles vereadores, professores e líderes comunitários.
No final de cada oficina foi elaborado um relatório sobre o tema analisado e debatido na ocasião. Os relatórios serão entregues pelos monitores a representante da gerência de Estado de Meio Ambiente, Maria Valentina. O documento será encaminhado por ela a seção de Defesa Ambiental para análise e formação da Carta do Rio Itapecuru.
O gerente regional de São João dos Patos, Venâncio Gomes, disse que a carta será apresentada aos prefeitos dos 52 municípios compreendidos no alto, médio e baixo Itapecuru para que eles tomem ciência da realidade.
A intenção do gerente é realizar seminário em defesa do rio nos 52 municípios. “É preciso tomarmos atitudes urgentes agora, para que não venhamos a perder um dos principais rios maranhenses, que garante o abastecimento de água de vários municípios, entre eles a capital do Estado”.
O seminário foi encerrado com uma plenária, seguida de um culto ecumênico onde se pediu bênçãos para a região.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.