Representantes do governo estadual, das prefeituras dos municípios de Mirador e Colinas e de órgãos ligados ao meio ambiente estarão reunidos neste sábado, no município de Mirador, para discutir a instalação de um comitê em defesa do rio.
O evento será coordenado pela Gerência de Meio Ambiente e Gerência de Desenvolvimento Regional de São João dos Patos e conta com o apoio de prefeituras municipais, Ministério Público e do Instituto do Homem.
Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as principais causas da fragilização do Itapeucuru são a pesca predatória, urbanização desordenada, destruição de mangues e desmatamento contínuo de suas margens.
Além disso, não existe na Bacia do Itapecuru fiscalização permanente e efetiva indispensável ao cumprimento da legislação ambiental. Durante o seminário os participantes vão discutir temas como Legislação Ambiental, Lei das Águas e Unidade de Conservação.
Uma exposição sobre o projeto Italuís II também vai acontecer durante o evento, que será encerrado com o lançamento do livro "Itapecuru, águas que correm entre pedras", do escritor Raimundo Medeiros.
O Itapecuru, que nasce a uma altitude de 480 metros no sistema formado pelas serras de Crueiras, Itapeucuru e Alpercatas, dentro do Parque Estadual do Mirador e com extensão 1.041,66 quilômetros, garante o abastecimento de água para 1,5 milhão de pessoas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.