Na próxima segunda-feira (16) o governo do Estado inicia o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário dos seus servidores, que vai até quarta-feira (18).
No total, estará sendo injetado na economia maranhense R$ 52,9 milhões. O Maranhão é um dos poucos estados no país que se encontra em situação confortável, com suas finanças equilibradas, para pagar em dia a gratificação natalina dos funcionários públicos estaduais.
A situação do Estado hoje, com uma saudável gestão econômico-financeira, é creditada à implementação de um rígido ajuste fiscal que abrangeu corte e controle de despesas de pessoal e de custeio, alienação de ativos ociosos e/ou desnecessários e a renegociação de passivos para com a União.
Cerca de 103 mil servidores ativos, inativos e pensionistas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado serão beneficiados com o pagamento da segunda parcela do décimo. Isso sem citar que o funcionalismo já recebeu no início deste mês o salário correspondente a novembro, somando algo em torno de R$ 96 milhões.
A injeção dessa monta de recursos na economia dá a oportunidade aos servidores de investir parte ou totalidade da segunda parcela do décimo terceiro na aquisição de bens para si ou para presentear familiares e amigos, no pagamento de dívidas ou mesmo em caderneta de poupança visando os compromissos futuros, como matrícula e compra de material escolar de seus filhos.
O décimo terceiro salário da servidora Giselda Nina Costa vai servir para realizar o sonho de sua filha Cláudia Costa dos Santos, que é ganhar uma bonita festa de aniversário de quinze anos. “Ela faz aniversário dia 18 e com o dinheiro extra eu vou poder realizar a festa que ela tanto deseja.
Como o que eu ganho não é muito, os tios dela também vão ajudar nas despesas; mas sem o dinheiro do décimo ficaria impossível dar esse presente para minha filha”, revela.
Aquecimento nas vendas - Com o início do pagamento do décimo ganha também o comércio, que terá maior aquecimento nas vendas e os funcionários das lojas, que serão melhor remunerados com a incorporação de percentuais de comissão em seus salários por cada venda efetivada.
Não é por acaso que nos últimos sete anos o serviço público estadual tem sido uma espécie de termômetro de venda do comércio lojista. O funcionalismo tem recebido o salário rigorosamente em dia e ainda com a segurança de poder programar seu orçamento, com base no calendário de pagamento instituído pelo governo do Estado.
A primeira parcela do décimo terceiro, por exemplo, segundo o calendário deste ano, estava programado para o período de 1º a 3º julho. O governo do Estado cumpriu o calendário, pagando o benefício juntamente com o salário correspondente ao mês de junho, sem problema de caixa e sem comprometer o seu orçamento.
O pagamento da folha de dezembro, de acordo com o cronograma estabelecido pelo governo, está confirmado para os dias 2,3 e 6 de janeiro de 2003.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.