A base de Alcântara realiza hoje uma simulação do lançamento do foguete de sondagem VS-30/Orion. Este vai ser o segundo vôo do modelo desenvolvido em parceria entre o Instituto de Aeronáutica, Espaço do Centro Técnico Aeroespacial e Agência Espacial Alemã. O VS-30/Orion é movido a combustível sólido e tem dois motores.
O foguete vai levar dois experimentos: Um do Instituto de Pesquisa Física Espacial da Alemanha e outro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil.
O objetivo da missão Pirapema é investigar a energia e a eletrodinâmica em algumas regiões da Ionosfera equatorial.
No lançamento, o foguete poderá atingir 430 quilômetros de altura. Nessa missão não será necessário reuperar a carga útil do foguete. O VS-30/Orion está sendo desenvolvido para substituir o Skylark-7, que era o modelo padrão de foguete de sondagem.
Segundo a Agência Espacial Brasileira, além da alemã, outras agências espaciais européias já mostraram interesse em adotar o modelo brasileiro.
A missão Pirapema é a primeira das duas missões de lançamento que serão realizadas este mês pelo Centro de Lançamento de Alcântara, como parte do Programa Nacional de Atividades Espaciais. A data do lançamento ainda não está definida e vai depender da simulação realizada hoje.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.