A Capitania dos Portos do Maranhão (CP-MA) começou ontem uma operação de fiscalização nos portos da Raposa. A operação se estenderá até sábado, 19. Serão vistoriados a documentação, as condições de conservação e o equipamento de salvamento das embarcações que operam a partir desses terminais.
Os militares estão empregando uma equipe de 10 homens, que está apoiada por duas embarcações, uma viatura e um rebocador, que serve de escritório para a operação e onde será feita a regularização de barcos e lanchas.
De acordo com o chefe do Departamento de Segurança do Transporte Aquaviário, capitão-de-corverta Valdemar Passos, deverão ser vistoriadas 150 embarcações nos seis dias. “A operação tem o objetivo específico de fazer vistorias pormenorizadas. Tudo será verificado.
As embarcações de apoio vão evitar que alguns mestres irregulares tentem deixar o porto antes da vistoria. A regularização também poderá ser feita no local”, afirmou o oficial.
A ação também tem caráter educativo. Está sendo ministrado um curso preliminar de aquaviário, que habilitará 75 profissionais da área de pesca - marinheiro auxiliar de máquinas, pescador, motorista de pesca e marinheiro auxiliar de convés. Segundo o comandante Valdemar Passos, esse curso já está com todas as vagas preenchidas.
“Esta é uma região pesqueira importante. A Marinha fornecerá os instrutores, o material didático e lanche aos alunos. No final do curso, eles sairão com caderneta de inscrição e registro, que é um documento válido em todo o território nacional e nos países com os quais o país mantém acordos diplomáticos”, explicou o oficial.
Durante o curso, os alunos terão instruções sobre nós navais, amarração do barco e carga, partes da embarcação (estabilidade das embarcações), regras de navegação, motores, entre outras matérias.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.