O governador José Reinaldo Tavares e o senador José Sarney foram citados nesta sexta-feira, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso durante a solenidade de inauguração da ponte ferroviária sobre o Rio Tocantins e o trecho Imperatriz-Estreito da Ferrovia Norte Sul, na divisa entre os Estados do Maranhão e Tocantins.
“Foi uma visão importante que o Sarney teve com essa ferrovia porque vai promover a integração regional e o desenvolvimento sustentável do Brasil, interligando as regiões Norte e Nordeste ao Sul e ao Sudeste”, disse.
Projetada pelo governador José Reinaldo, na época Ministro dos Transportes, uma das obras inauguradas ontem, a ponte ferroviária sobre o Rio Tocantins tem 1,3 mil metros de extensão e vão de 154 metros, o maior em estrutura metálica da América Latina. Por ela já trafegaram só este ano, 673 mil toneladas de cargas, principalmente soja produzida no sul do Maranhão.
Destes, 664 mil toneladas tiveram como destino o Porto do Itaqui, em São Luís, uma das principais referências para exportação no Estado.
Ainda no Maranhão, a Norte-Sul abriga o Pátio Multimodal de Porto Franco, distante 713 quilômetros do Porto do Itaqui e com capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas por ano.
Com área de 220 hectares, nesse terminal foram investidos R$ 44 milhões e permitiu a implantação no sul do Estado de empresas como a Ceval.
Para o governador José Reinaldo, a Ferrovia Norte- Sul projeta por ele serve para consolidar o desenvolvimento do Estado. “É ótimo que possamos contar com mais um instrumento de integração regional e um elemento importante para a consolidação do desenvolvimento de nosso Estado que tem vocação para grandes projetos” argumentou.
Outro beneficio que segundo o governador a ferrovia Norte- Sul trará ao Maranhão é um maior estímulo aos produtores da região sul do Estado.
Na opinião de Pedro Deodato de Amorim do Nascimento, engenheiro e produtor em Imperatriz, a visão da Norte-Sul que foi concebida em longo prazo, trará resultados incalculáveis. “É o projeto de um engenheiro que agora está sendo revelado para o Brasil como um grande administrador”, disse.
Ferrovia Norte-Sul - Projetada na década de oitenta, sua construção e operação resultaram na geração de 1,5 mil empregos direto e outros 2,5 mil indiretos. Do total de 1.582 mil quilômetros, entre Açailândia (MA) e Anápolis (GO), 226 quilômetros , de Açailândia a Estreito (MA), estão em operação.
Situação das obras no Maranhão
Trecho Imperatriz-Estreito
Extensão – 120 km
Valor das obras – R$ 106 milhões
Pátio de Porto Franco
Área – 220 hectares
Distância do Porto de Itaqui – 713km
Carga principal – soja proveniente do Sul do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.