Casa da Agricultura Familiar de Açailândia atenderá 8 municípios

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

Açailândia – Será inaugurada sábado a Casa da Agricultura Familiar - que irá atender os oito municípios ligados à Gerência Regional de Açailândia. Esta é a décima quinta Casa da Agricultura a ser inaugurada no Estado do Maranhão.

O objetivo da Casa é facilitar o acesso do pequeno produtor rural aos recursos financeiros oriundos do Pronaf ou de qualquer outra linha de crédito, mediante implantação de mecanismos ágeis e desburocratizados de orientação aos assistidos.

“Com a instalação da Casa da Agricultura, o governo pretende fortalecer a agricultura familiar mediante a viabilização de ações complementares de assistência técnica, pesquisa, fomento, capacitação, estimulo de novas práticas agrícolas e assistência social às famílias”, enfatiza o gerente de Açailândia, Pedro Dantas da Rocha Neto.

A Casa da Agricultura tem como meta ampliar o número de famílias atendidas pelo Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar – Pronaf, das doze mil referentes à safra 2000/2001 para, pelo menos, vinte mil famílias na safra 2001/2002.

Continua após a publicidade..

Também pretende ampliar o volume de recursos desembolsados pelo Pronaf, que na safra 2000/2001 alcançou o montante de R$ 39 milhões, para, R$ 65 milhões na safra 2001/2002.

Assistência - O gerente Pedro Rocha Neto informa que estarão trabalhando na Casa da Agricultura quatro técnicos agrícolas, dois engenheiros agrônomos e duas assistentes sociais, que “prestarão assistência técnica ao produtor rural em todo o ciclo do processo produtivo, visando o emprego de técnicas produtivas corretas, acesso ao crédito e ao mercado, capacitando os produtores e suas famílias”.

Na inauguração da Casa da Agricultura Familiar estarão presentes o gerente Pedro Rocha Neto, a gerente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Conceição Andrade, o gestor do Programa Especial de Combate à Pobreza, Evandro Bessa, prefeitos, produtores rurais, gerentes de bancos e presidentes de associações comunitárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.