Distante de São Luís 30 km, a cidade de Ribamar, maior santuário de peregrinação religiosa do Maranhão e um dos maiores do país, será palco de 10 dias de festa em louvor ao santo padroeiro dos maranhenses São José de Ribamar, no período de 13 a 22 de setembro.
Com uma ampla programação que reúne o religioso e o profano, com realização de missas, ladainhas, procissões, shows musicais, cinema na praça e apresentação de grupos populares, com bumba-bois, tambor de crioula, grupos afros e festival de toadas, a festa de Ribamar de 2002 mobilizará toda a cidade balneária, levando muita gente de São Luís para homenagear o Santo.
A festa começa às 4h30 de sexta-feira 13, com uma alvorada na cidade, seguida de uma missa campal às 6h; levantamento do mastro, às 18h. Á noite tem início a programação com a encenação da peça teatral Milagres de São José, seguido do show musical com o cantor Eduardo de Souza, toda a programação acontecerá na concha acústica da praça da Matriz.
Programação cultural - Realizada sempre a partir das 18h, a programação cultural começa sempre com exibição de filmes no programa Cinema nas Ruas, que acontecerá a cada dia em uma via pública da cidade. Os shows musicais na concha acústica contará com a participação da banda Energia, Sindicato do Samba, Coral Lilah Lisboa da Escola de Música do Estado, coral São João, coral CoraçãoSereno, Chiquinho França, Grupo Fénix, Boizinho Barrica, Bicho terra, Boi do Mar, grupo Afro Didára, tambor de crioula Auto de São Benedito, Afro Aruanda, Show de Canto Lírico com a cantora Lívia Amaral, Roberto Ricci, Samba na Veia, Boi de orquestra do Tamarineiro, Boi de Ribamar (matraca), grupo de samba Serrinha e Cia, Festival de toadas de Bumba-meu-boi (Viva Ribamar), Show de Cláudio Pinheiro, Gabriel Melônio e Máquina do Tempo.
No domingo 15, às 18h será a inauguração do Museu dos ex-Votos de Ribamar, construído no complexo religioso ao lado da estátua do Santo e do Caminho de São José. O museu foi montado pela Fundação Cultural do Maranhão, com peças de pagamentos de promessas dos fiéis.
Duas romarias estão programadas, uma no sábado 14, a partir das 23h com saída do retorno da Forquilha e outra dos Motoqueiros que sairá no sábado 21, também às 23h, de São Luís para Ribamar.
A festa encerra na segunda-feira 23, após o derrubamento do Mastro, na praça da Matriz.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.