Na última quinta-feira (5) foi a vez do município de Pedreiras ganhar um reforço para a agricultura familiar da região, programa criado pela Gerência de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural - GEAGRO.
A iniciativa deverá dar oportunidades de crescimento para as culturas que mais predominam nos 13 municípios que compõem a regional, segundo o relato de trabalhadores e autoridades presentes ao evento.
Dentre elas estão o arroz, milho, mandioca e feijão; e no setor pecuário, a bovinocultura e o Projeto Vacaria, com ênfase na produção de leite.
O presidente da Associação de Moradores do Povoado Santa Emília I, José Ribeiro de Araújo, por exemplo, explicou como a assistência técnica ajudou as 35 famílias associadas a aumentarem sua produtividade.
“Nós já trabalhamos há três anos cultivando arroz irrigado e nossa produtividade cresceu de 3 mil para 9 mil quilos por hectare”, afirmou.
Ele fez ainda um convite para os outros agricultores da regional: “seria bom se toda a associação e todo o povo tivesse essa iniciativa de trabalhar com produção irrigada”, completou.
A gerente da Geagro, Conceição Andrade, disse que pode haver uma ampliação dos projetos de irrigação em Pedreiras. “Nós temos condições de ampliar, e muito, essa área de irrigação que a regional já tem, porque temos recursos do próprio tesouro estadual para isto”, revelou.
Como disse o gestor do Programa Especial de Combate à Pobreza, Evandro Bessa, com a instalação da Casa, a assistência técnica está garantida aos produtores de Pedreiras.
Continua após a publicidade..
Se o agricultor define sozinho o que ele quer plantar, sem uma orientação, ele seguramente pode plantar sem qualidade, sem produtividade e pode plantar sem preço, sem comercialização”, alertou o gestor. E completou: “com a Casa da Agricultura Familiar ele recebe o crédito orientado”, garantiu.
Em Pedreiras a CAF vai abrigar todo o corpo de técnicos, veterinários e agrônomos que faziam parte da Assessoria de Produção da gerência regional.
“A partir de agora, tudo irá se concentrar na Casa da Agricultura”, explicou o gerente Aparício Bandeira Filho. Isso corresponde ao total de 14 técnicos na sede da gerência e mais nove que atuam em cinco municípios da circunscrição.
Representantes das agências financiadoras (Banco do Brasil e Banco do Nordeste) também fizeram questão de presenciar a inauguração. Para Antônio Ivanildo Sousa Barros, gerente do BB de Pedreiras, o objetivo da instituição é disponibilizar a cada ano, mais recursos para projetos no setor de produção.
No ano passado, por exemplo, nós fizemos 2.200 operações de crédito na linha do Pronaf C aqui na região. Isso beneficiou cerca de 11 mil famílias. A tendência agora é só aumentar”, afirmou.
Em relação a financiamento, Conceição Andrade disse aos produtores que além das linhas do Pronaf, o Governo do Estado dispõe de outras ferramentas para se chegar ao crédito. “Temos ainda todos os programas ligados ao Comunidade Viva e ao Crédito Fundiário”, citou ela.
Através deles, as associações podem pleitear projetos de infra-estrutura para suas regiões (eletrificação rural, poços artesianos, melhoria de acesso) e conseguir ainda recursos para aquisição de terras para produzir.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias