O combate à Febre Aftosa e o cadastramento dos criadores de gado do Estado continua sendo desenvolvido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED). Agora as ações serão concentradas nas regionais de Bacabal, Santa Inês e Zé Doca.
As três regionais receberão a visita de técnicos, no período de 09 a 14 de setembro, para a realização de um grande mutirão com a participação da Gerência de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (GEAGRO), da própria AGED que é vinculada à Geagro; das Gerências de Desenvolvimento Regional de Santa Inês, Bacabal e Zé Doca, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O objetivo do mutirão, de acordo com Sebastião Anchieta, diretor geral da AGED , é definir a quantidade de animais e de propriedades rurais que constituem essas regionais. O primeiro mutirão realizado pela AGED aconteceu na Regional de Imperatriz, e registrou grande participação dos criadores da Região Tocantina. Lá, todo o trabalho de cadastramento foi concluído ainda no mês de agosto.
Além do cadastramento de criadores o mutirão pretende também realizar a fiscalização educativa do transporte de animais e, ainda, a estruturação dos escritórios regionais, locais e de apoio da AGED/MA que funcionam nessas regionais.
Para dar suporte ao trabalho de fiscalização educativa cinco vans da fiscalização móvel e sanitária se posicionarão nos municípios onde existem os Postos Fiscais da Receita Estadual, objetivando orientar os transportadores de animais sobre a importância de terem a Guia de Trânsito Animal (GTA), para circularem dentro e fora do Estado.
Localização das unidades móveis:
Bacabal
*Posto da Polícia Militar – Ponte
*Posto da Polícia Rodoviária Federal – Aeroporto
Santa Inês
*Posto Fiscal da Estação – BR 222
*Posto Fiscal da Laranjeira – BR 316
Zé Doca
*Posto Fiscal em Boa Vista do Gurupí
*Posto Fiscal em Nunes Freire
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.