Pinheiro - A Prefeitura de Pinheiro, com o objetivo de promover a participação de todos os segmentos representativos da sociedade civil na elaboração do Plano Municipal de Educação e formular diretrizes e metas para o plano decenal de Educação, realizou o I Fórum Municipal de Educação, no auditório do Colégio Pinheirense.
O evento reuniu o prefeito de Pinheiro, Filadelfo Mendes, a promotora de Justiça Selma Regina Souza, o secretário do Desenvolvimento Humano, Antônio Fernando Mitoso, autoridades municipais e professores das redes particular, estadual e municipal de ensino. Na abertura da solenidade houve apresentação da Banda de Fanfarra do Colégio Pinheirense, tocando o Hino de Pinheiro e a música Asa Branca, em homenagem ao compositor Luiz Gonzaga.
Ao abrir a solenidade, o prefeito Filadelfo Mendes destacou a importância do fórum e falou dos seus objetivos para a qualificação do professor e da aplicação do plano de cargos e salários. “Estamos valorizando a educação no nosso município”, assinalou.
Aproximadamente 600 pessoas, entre professores, diretores de escolas, representantes de conselhos, do Ministério Público, do Poder Judiciário, sindicato dos professores, e de outras entidades, participaram do Fórum de Educação, que teve como metodologia de trabalho combinar atividades teóricas e práticas para possibilitar aos participantes a aplicação dos conhecimentos adquiridos à sua realidade.
Documento - Por ocasião do evento, foi elaborado um documento de base que servirá de subsídio ao Plano Decenal de Educação do Município de Pinheiro. “Participar deste Fórum é uma ampliação do nosso conhecimento, em que nós estamos abertos para o enriquecimento profissional para praticar todo o aprendizado adquirido”, declarou a professora Ana Cristina Soares.
A mestranda em Educação da Universidade Federal do Maranhão, a professora Laurinda Maria de Carvalho Pinto, proferiu uma palestra com o tema “A Educação que queremos ter: subsídios à elaboração do Plano Decenal de Educação de Pinheiro”, em que ela mostrou a necessidade da aplicação de políticas públicas para que o município sistematize um programa de melhoria para todos e a instituição escola pertença à sociedade e vice-versa.
Já o secretário do Desenvolvimento Humano, Fernando Mitoso, descreveu o Fórum como “um momento histórico para a educação de Pinheiro”. Segundo ele, “é importante destacar o quanto é fundamental repensar a educação e percebermos que somente com a vontade dos governantes e a participação de todos podemos melhorar a qualidade do ensino”.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.