Esquema criminoso

Operação contra esquema de fraudes que vendia milhas aéreas em sites falsos prende cinco pessoas em Imperatriz

s prisões foram efetuadas nesta quinta-feira (26), durante a operação “Wrong Miles”.

Imirante.com

Atualizada em 27/09/2024 às 09h44
As prisões foram efetuadas nesta quinta-feira (26), durante a operação “Wrong Miles”. (Foto: divulgação / Polícia Civil)

IMPERATRIZ - Cinco pessoas foram presas, em Imperatriz, por suspeita de envolvimento em um esquema fraudulento que implicou nos crimes de estelionato eletrônico, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As prisões foram efetuadas nesta quinta-feira (26), durante a operação “Wrong Miles”, que teve objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva contra integrantes do grupo criminoso.

Além das cinco pessoas presas no interior do Maranhão, outros dois suspeitos de integrarem o mesmo esquema foram presos no Distrito Federal. De acordo com o Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC), os criminosos elaboravam e administravam sites falsos principalmente de empresas que atuam na intermediação de compra e venda de milhas aéreas, e demais itens relacionados a viagens, como hospedagem e emissão de segunda via de faturas de telefonia e outros serviços.

Além das sete prisões que foram efetuadas ao total, a justiça expediu 19 ordens de bloqueio de contas e sequestro de bens de investigados.

Como os criminosos realizavam um pagamento para que os buscadores mostrassem seus sites fraudulentos no topo, quando a vítima realizava a busca, acabava clicando no site web dos criminosos, os quais tinham aparência semelhante aos originais. No entanto, ao realizar o pagamento o mesmo era direcionado para contas bancárias utilizadas pela quadrilha.

As investigações apontaram 10 pessoas suspeitas de envolvimento no esquema fraudulento. Nesta quinta, as equipes policiais saíram às ruas da cidade de Imperatriz, no Maranhão, e no Distrito Federal, a fim de cumprir às ordens judiciais.

Continua após a publicidade..

Além das sete prisões efetuadas, a justiça expediu 19 ordens de bloqueio de contas e sequestro de bens de investigados.

Sobre a operação

‘Wrong Miles’ é um termo de origem inglesa faz alusão a milhas erradas, em razão da preferência dos criminosos por fraudar site com essa denominação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.