Coronavírus

Imperatriz registra morte de bebê de 11 meses por Covid-19

Segundo o boletim, o bebê não tinha comorbidades.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria

Atualizada em 26/03/2022 às 18h15
A notificação é de um bebê de 11 meses, que estava internado em um hospital particular. ( Foto: Reprodução / Imirante.com)

IMPERATRIZ - O boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (23) pela Prefeitura de Imperatriz aponta o óbito de uma criança do sexo masculino sem comorbidades, por Covid-19. A notificação é de um bebê de 11 meses, que estava internado em um hospital particular.
Para as autoridades, o registro acende o alerta para a importância da vacinação infantil, embora a vacina ainda não esteja disponível para essa idade.

Com pouco mais de um mês do início da aplicação de doses pediátricas para crianças de 5 a 11 anos, menos da metade do público-alvo se vacinou. Isso corresponde a aplicação de 4.602 doses do imunizante.

Leia também:

Maranhão registra 14 mortes e 1.283 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas

A Secretaria Municipal de Saúde diz que apesar do empenho em ampliar os números de imunizados, a vacinação pouco tem avançado no Município.

"Nós temos uma população de mais de 30 mil crianças de 5 a 11 anos em Imperatriz, e mesmo com todos os nossos esforços de incentivo, estrutura disponibilizada, conscientização, UBS em diversos bairros, algumas com horário estendido, Dia D, não conseguimos ter uma boa cobertura vacinal", pontua o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

O óbito da criança registrado neste mês de fevereiro é um indicador de que, mesmo em proporções menores, as crianças podem ter agravamento de saúde em decorrência da covid-19. "Além disso, elas também são veículos de transmissão do vírus para outras pessoas consideradas de risco", é o que explica a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco.

A coordenadora lembra ainda que para ser autorizada a vacinação de crianças foram realizados vários estudos e análises técnicas rigorosas no Brasil.

"Em relação aos eventos adversos pós vacinação, têm se mostrado raros e menos frequentes que as complicações e óbitos provocados pela covid-19. Ou seja, mais benefícios para a população em geral", pontua Sormanne Branco.

Pontos de atendimentos

As Unidades Básicas de Saúde disponibilizadas para vacinação infantil são as dos seguintes bairros:
Beira-rio
Parque do Buriti
Planalto
Bom Sucesso
Vila fiquene
Centro Novo - manhã
Coquelândia - manhã
Camaçari - (segunda à sexta-feira, das 18h às 20h e sábado das 8h às 11h)

Lembrando que durante o Carnaval as UBS's não funcionarão. O atendimento volta normalmente na quinta-feira (03).

Covid-19 no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite dessa quarta-feira (23), que o Maranhão tem 10.739 mortes e 410.211 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a SES, foram contabilizados 14 óbitos e 1.283 pessoas infectadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas no estado, sendo 357 na Grande Ilha de São Luís, 19 em Imperatriz e 907 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, registrou queda e está em 2,61%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.