IMPERATRIZ - Um novo lote de vacinas desembarcou hoje no aeroporto de Imperatriz com 5.125 doses para a cidade e 4.695 do total, referentes à primeira dose. A maior parte será destinada a novos grupos prioritários definidos por meio de nota técnica, pelo Ministério da Saúde. Grávidas, puérperas e pessoas com comorbidades vão começar a ser imunizadas nos próximos dias.
A prefeitura já abriu o pré-cadastro para pessoas com comorbidades, com uma lista patologias. A previsão é iniciar a imunização desse grupo na sexta-feira (7).
Comorbidades divulgadas pela Secretaria Municipal de saúde, para pré-cadastro:
Insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; hipertensão arterial em estágio 1, 2 e 3, cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus, pneumopatias graves crônicas, cirrose hepática, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossupressão, obesidade mórbida, síndrome de Down.
População indígena
Das doses que a Regional de Saúde de Imperatriz recebeu, 1.930 são para a população indígena, destinadas ao município de Amarante. De acordo com a gestora regional, nenhum dos 16 municípios está abaixo da meta de cobertura estipulada pelo Governo do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.